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dc.creatorCarlos Sousa
dc.creatorRui Faria
dc.creatorJorge Carvalho
dc.creatorChristopher Ribeiro
dc.date.accessioned2019-03-21T00:16:22Z-
dc.date.available2019-03-21T00:16:22Z-
dc.date.issued2014
dc.identifier.othersigarra:97158
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10216/102198-
dc.descriptionO controlo da fendilhação em lajes de piso fortemente restringidas axialmente é um assuntocom grande relevância prática, mas insuficientemente dominado ainda hoje. Em situaçõesde serviço, os impedimentos das deformações térmicas e por retração originam esforços deflexão composta com tração, que assumem um papel determinante na quantificação daarmadura necessária, atendendo à necessidade de controlo da fissuração. Este artigoapresenta uma metodologia detalhada para quantificação dessas armaduras, baseada emanálises não-lineares, considerando os efeitos da retração, fluência e fissuração. Asvantagens dessa abordagem, comparativamente a procedimentos tradicionais de análise,são identificadas e discutidas. O presente trabalho aborda o estudo de lajes maciças, comfuncionamento unidirecional ou bidirecional.
dc.language.isopor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia/Projetos Estratégicos/PEst-OE/ECI/UI0717/2014/PROJECTO ESTRATÉGICO - UI 717 - 2014/UI0717
dc.relation.ispartof5as Jornadas Portuguesas de Engenharia de Estruturas
dc.rightsrestrictedAccess
dc.subjectEngenharia civil
dc.subjectCivil engineering
dc.titleAnálise de Lajes Sujeitas a Deformações Impostas e Ações Exteriores Usando Modelos de Fendilhação Distribuída
dc.typeArtigo em Livro de Atas de Conferência Nacional
dc.contributor.uportoFaculdade de Engenharia
dc.subject.fosCiências da engenharia e tecnologias::Engenharia civil
dc.subject.fosEngineering and technology::Civil engineering
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