2024-03-28T14:03:28Zhttps://repositorio-aberto.up.pt/oai/requestoai:repositorio-aberto.up.pt:10216/1234132022-10-11T15:56:18Zcom_10216_1799col_10216_1808
Graciela Machado
Marta Belkot
2022-09-07T21:34:54Z
2022-09-07T21:34:54Z
2019-09
sigarra:362695
https://hdl.handle.net/10216/123413
por
openAccess
Papier Gillot II
Publicação Didática
Faculdade de Belas Artes
oai:repositorio-aberto.up.pt:10216/1508722023-07-15T06:22:31Zcom_10216_1799col_10216_1808
Antero Ferreira
2023-07-14T23:20:45Z
2023-07-14T23:20:45Z
2022
sigarra:633686
https://hdl.handle.net/10216/150872
por
openAccess
Artes gráficas, Humanidades
Graphic arts, Humanities
Humanidades
Humanities
Caligrafia e Chocolate - projeto de parceria e transferência tecnológica faculdade-empresa.
Publicação Didática
Faculdade de Belas Artes
oai:repositorio-aberto.up.pt:10216/1509732023-07-18T06:24:11Zcom_10216_1799col_10216_1808
Antero Ferreira
2023-07-17T23:16:01Z
2023-07-17T23:16:01Z
2007
sigarra:633964
https://hdl.handle.net/10216/150973
por
openAccess
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
Artes visuais, Ciências sociais
Visual arts, Social sciences
Ciências sociais
Social sciences
A Imagem e o Signo: signo caligráfico e tipográfico.
Publicação Didática
Faculdade de Belas Artes
oai:repositorio-aberto.up.pt:10216/1509452023-07-18T06:23:14Zcom_10216_1799col_10216_1808
Antero Ferreira
Enric Tormo i Ballester
Begoña Simón i Ortoll
Jorge Melo
2023-07-17T23:07:24Z
2023-07-17T23:07:24Z
2008
sigarra:634069
https://hdl.handle.net/10216/150945
por
openAccess
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
Artes visuais, Humanidades
Visual arts, Humanities
Humanidades
Humanities
A responsabilidade civil do designer.
Publicação Didática
Faculdade de Belas Artes
oai:repositorio-aberto.up.pt:10216/843352022-10-13T20:29:43Zcom_10216_1799col_10216_1808
Graciela Machado
2022-09-08T16:03:55Z
2022-09-08T16:03:55Z
2014
sigarra:137422
https://hdl.handle.net/10216/84335
por
openAccess
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
How To Colagem Reversível de Papel
Publicação Didática
Faculdade de Belas Artes
oai:repositorio-aberto.up.pt:10216/780982022-09-13T17:32:32Zcom_10216_1799com_10216_5397col_10216_1808col_10216_5615
Barroso, Isabel
Azevedo, Marta
2022-09-13T17:32:32Z
2022-09-13T17:32:32Z
2010
sigarra:44653
https://hdl.handle.net/10216/78098
Este manual tem como objectivo ilustrar de uma forma sistemática os procedimentos necessários para desenvolver e implementar bibliotecas digitais temáticas com recurso à plataforma DSpace na U. Porto. A construção de bibliotecas digitais temáticas teve como pressupostos a especificidade das colecções e respectivo público-alvo, a reutilização de meta-informação já validada em sistemas de informação paralelos, a consistência da descrição entre sistemas, a preservação dos documentos através da disponibilização de objectos digitais associados às descrições e a replicabilidade dos procedimentos estabelecidos na construção dos protótipos.
por
openAccess
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
Ciências Tecnológicas, Outras ciências da engenharia e tecnologias
Technological sciences, Other engineering and technologies
Ciências da engenharia e tecnologias::Outras ciências da engenharia e tecnologias
Engineering and technology::Other engineering and technologies
Repositórios temáticos U.Porto: manual de procedimentos para a criação de Bibliotecas Digitais em DSpace
Publicação Didática
Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação
Faculdade de Belas Artes
oai:repositorio-aberto.up.pt:10216/1509782023-07-18T06:24:24Zcom_10216_1799col_10216_1808
Antero Ferreira
2023-07-17T23:17:44Z
2023-07-17T23:17:44Z
2009
sigarra:634067
https://hdl.handle.net/10216/150978
por
openAccess
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
Artes visuais, Humanidades
Visual arts, Humanities
Humanidades
Humanities
Tipografia e Arquitetura.
Publicação Didática
Faculdade de Belas Artes
oai:repositorio-aberto.up.pt:10216/1509462023-07-18T06:23:18Zcom_10216_1799col_10216_1808
Antero Ferreira
2023-07-17T23:08:11Z
2023-07-17T23:08:11Z
2022
sigarra:634124
https://hdl.handle.net/10216/150946
por
openAccess
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
Artes visuais, Humanidades
Visual arts, Humanities
Humanidades
Humanities
Metodologias de Projeto: terminologias e conceitos.
Publicação Didática
Faculdade de Belas Artes
oai:repositorio-aberto.up.pt:10216/1445642022-11-17T07:21:04Zcom_10216_1799col_10216_1808
Catarina Marques da Cruz
Faculdade de Belas Artes
Graciela Machado
Elena Fornasa
David Lopes
2022-11-17T00:12:05Z
2022-11-17T00:12:05Z
2022-10-28
sigarra:587767
https://hdl.handle.net/10216/144564
David Lopes - encadernação / registo visual;
Elena Fornasa - apoio técnico;
Graciela Machado - coordenação.
por
openAccess
Verniz Mole: Levantamento de objeto
Publicação Didática
oai:repositorio-aberto.up.pt:10216/1509722023-07-18T06:24:10Zcom_10216_1799col_10216_1808
Antero Ferreira
Enric Tormo i Ballester
Begoña Simón i Ortoll
Jorge Melo
2023-07-17T23:15:49Z
2023-07-17T23:15:49Z
2008
sigarra:634068
https://hdl.handle.net/10216/150972
por
openAccess
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
Artes visuais, Humanidades
Visual arts, Humanities
Humanidades
Humanities
O que é o Design?
Publicação Didática
Faculdade de Belas Artes
oai:repositorio-aberto.up.pt:10216/1509002023-07-15T06:21:52Zcom_10216_1799col_10216_1808
Antero Ferreira
2023-07-14T23:13:21Z
2023-07-14T23:13:21Z
2022
sigarra:633564
https://hdl.handle.net/10216/150900
por
restrictedAccess
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
Metodologias de Projecto - breve cronologia.
Publicação Didática
Faculdade de Belas Artes
oai:repositorio-aberto.up.pt:10216/1413242022-10-14T15:41:06Zcom_10216_1799col_10216_1808
Marta Belkot
Catarina Marques da Cruz
Faculdade de Belas Artes
Graciela Machado
Cristiana Macedo
2022-09-09T09:39:00Z
2022-09-09T09:39:00Z
2022-06-03
sigarra:560526
https://hdl.handle.net/10216/141324
por
openAccess
Papirografia a partir de fotocópia - Volume I
Publicação Didática
oai:repositorio-aberto.up.pt:10216/1378162022-10-12T13:00:46Zcom_10216_1799col_10216_1808
Michael Holzer
Catarina Marques da Cruz
Faculdade de Belas Artes
Graciela Machado
Cláudia Alves
David Lopes
2022-09-09T02:16:12Z
2022-09-09T02:16:12Z
2021-11-11
sigarra:511681
https://hdl.handle.net/10216/137816
por
openAccess
Ozalid
Publicação Didática
oai:repositorio-aberto.up.pt:10216/1492802023-05-15T06:19:17Zcom_10216_1799col_10216_1808
Pedro Amado
Rui Vitorino Santos
2023-05-14T23:09:33Z
2023-05-14T23:09:33Z
2022
sigarra:623252
https://hdl.handle.net/10216/149280
por
restrictedAccess
Materiais de Apoio Letivo Projeto 1 2022
Publicação Didática
Faculdade de Belas Artes
oai:repositorio-aberto.up.pt:10216/855232022-10-16T11:27:24Zcom_10216_1799col_10216_1808
Graciela Machado
Mirjam Siim
Faculdade de Belas Artes
2022-09-10T20:52:53Z
2022-09-10T20:52:53Z
2015-12
sigarra:146022
https://hdl.handle.net/10216/85523
por
openAccess
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
livro da serigrafia
Publicação Didática
oai:repositorio-aberto.up.pt:10216/855332022-10-18T18:38:22Zcom_10216_1799col_10216_1808
Graciela Machado
Catarina Marques da Cruz
Faculdade de Belas Artes
2022-09-11T23:30:51Z
2022-09-11T23:30:51Z
2015-12
sigarra:145921
https://hdl.handle.net/10216/85533
Projeto editorial coordenado por Graciela Machado, realizado nas oficinas de técnicas de impressão com as participações de mestrandos em Desenho e técnicas de impressão da FBAUP, mestrandos do mestrado em design gráfico e projetos editorais dos ano lectivos de 2014/2015, 2015 e 2016. O livro dos negros, é um livro único constituido por três componentes. A primeira inclui exercícios de pesquisa sobre a produção de mancha através do recurso ao desenho. A segunda inclui exercícios de pesquisa de produção de negros pela gravura, sendo ambas secções acompanhadas por desenhos originais de instrução relativamente a métodos desenvolvidos. Uma terceira componente resulta de trabalho desenvolvido no decurso de workshop Spectral Print Com Diogo Tudela, Jonathan Saldanha e equipa técnica Graciela Machado e Catarina Marques , com gravuras criadas a partir da exploração de uma causalidade sonora fundada no ruído e na materialidade da gravura. Cada gravura faborda a imagem enquanto espectro sonoro, e foi criada recorrendo a processos de tradução computacionais. São pois nesta série final, gravuras criadas para serem imagens mas sim ferramentas de composição, e permitiram criar pequenas peças sonoras.
Projecto com encadernação em couro tingido e costura manual
Projeto editado por Graciela Machado com Catarina Marques
projeto de encadernação por Lennart Mand e Lisa Penedo, e apoio na produção Giulia Ferrigato
por
openAccess
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
livro dos negros
Publicação Didática
oai:repositorio-aberto.up.pt:10216/1413432022-10-16T20:18:52Zcom_10216_1799col_10216_1808
Marta Belkot
Catarina Marques da Cruz
Faculdade de Belas Artes
Graciela Machado
Cristiana Macedo
2022-09-07T00:44:12Z
2022-09-07T00:44:12Z
2022-06-03
sigarra:560543
https://hdl.handle.net/10216/141343
por
openAccess
Papirografia a partir de desenho e fotocópia em papéis preparados - Volume II
Publicação Didática
oai:repositorio-aberto.up.pt:10216/18482019-06-04T13:59:45Zcom_10216_1799col_10216_1808
Pedro Amado
2019-02-06T22:12:12Z
2019-02-06T22:12:12Z
2007
sigarra:39671
https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/1848
O presente manual serve de apoio às sessões de formação em Introdução à programaçãoGráfica usando Processing.A formação pretende fornecer aos alunos/formandos uma oportunidade para contactaremcom conceitos de algoritmia e conceitos gerais sobre linguagens de programação. Oaluno/formando será incentivado a estruturar o pensamento de forma a resolverproblemas através da programação do computador. No final da formação, pretende-seque os alunos/formandos possuam as ferramentas necessárias para se iniciarem naprogramação gráfica usando ferramentas de código como Processing ou complementandoprogramas como Adobe Flash e ou Director em scripting, isto porque os conhecimentosadquiridos permitirão abordar outras linguagens de programação.Porquê usar código para realizar tarefas que são (aparentemente) mais fáceis de realizarde modo tradicional? Como demonstrado muito brevemente, o conceito, ou melhor ocódigo encontra-se na raiz da maior parte das criações artísticas. Da arte conceptual aocódigo digital usado nas plataformas actuais é apenas uma manifestação sobre diferentesmeios, a formalização de um processo racional.Depois de uma introdução teórica à programação e algoritmia introduzindo os conceitoschave (principais componentes da programação) introduz-se o Processing enquantoferramenta e aborda-se o léxico e sintaxe do programa com breves exercícios. Sãoapresentados exemplos, acompanhados por uma exposição multimédia, de algunstrabalhos dos autores mais influentes no que diz respeito ao desenho digital. JohnMaeda, Bem Fry, Casey Reas, Mariuz Watz, Lia, Golan Levin são alguns dos autoresabordados. Na secção da Prática I e Prática II, bem como no final da introdução, sãorealizados exercícios práticos tendo em vista exercitar os principais conceitosapreendidos: Pong - Léxico e Sintaxe; Jogo da Vida - Manipulação de dados ealgoritmia; Máquina de Desenho - Estruturação e prototipagem rápida de uma aplicaçãoque gera gráficos parametrizados pelo utilizador.As notas incluídas neste documento são relativas aos apontamentos pessoais de PedroAmado, Técnico Superior de Design (FBAUP) compilados a partir das notas das aulas doEngenheiro Jorge Cardoso (Escola das Artes, UCP), pesquisa na Web (apontadores nofinal) e de investigação pessoal que realiza desde 2001 tendo por base a experiênciapessoal enquanto Designer Gráfico (não-programador!).Ver nota de crédito.Por fim, este documento/formação surge por iniciativa pessoal de Pedro Amado noâmbito das dunções enquanto Técnico de Design da FBAUP. Enquanto formação, écomplementar à formação académica da comunidade, mas como verificado porexperiência pessoal, é crucial num desenvolvimento pessoal mais completo.<p>Pedro Amado, 2006-06-08Versão 1.61 (beta). Actualizada em 2007-04-12.Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Partilha nos termos da mesma Licença 2.5 Portugal. Para ver uma cópia destalicença, visite http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/2.5/pt/ ou envie uma cartapara Creative Commons, 559 Nathan Abbott Way, Stanford, California 94305, USA.<p>
Sorry... no English version. Contact me for more details pamado@fba.up.pt<p>O presente manual serve de apoio às sessões de formação em Introdução à programaçãoGráfica usando Processing.A formação pretende fornecer aos alunos/formandos uma oportunidade para contactaremcom conceitos de algoritmia e conceitos gerais sobre linguagens de programação. Oaluno/formando será incentivado a estruturar o pensamento de forma a resolverproblemas através da programação do computador. No final da formação, pretende-seque os alunos/formandos possuam as ferramentas necessárias para se iniciarem naprogramação gráfica usando ferramentas de código como Processing ou complementandoprogramas como Adobe Flash e ou Director em scripting, isto porque os conhecimentosadquiridos permitirão abordar outras linguagens de programação.Porquê usar código para realizar tarefas que são (aparentemente) mais fáceis de realizarde modo tradicional? Como demonstrado muito brevemente, o conceito, ou melhor ocódigo encontra-se na raiz da maior parte das criações artísticas. Da arte conceptual aocódigo digital usado nas plataformas actuais é apenas uma manifestação sobre diferentesmeios, a formalização de um processo racional.Depois de uma introdução teórica à programação e algoritmia introduzindo os conceitoschave (principais componentes da programação) introduz-se o Processing enquantoferramenta e aborda-se o léxico e sintaxe do programa com breves exercícios. Sãoapresentados exemplos, acompanhados por uma exposição multimédia, de algunstrabalhos dos autores mais influentes no que diz respeito ao desenho digital. JohnMaeda, Bem Fry, Casey Reas, Mariuz Watz, Lia, Golan Levin são alguns dos autoresabordados. Na secção da Prática I e Prática II, bem como no final da introdução, sãorealizados exercícios práticos tendo em vista exercitar os principais conceitosapreendidos: Pong - Léxico e Sintaxe; Jogo da Vida - Manipulação de dados ealgoritmia; Máquina de Desenho - Estruturação e prototipagem rápida de uma aplicaçãoque gera gráficos parametrizados pelo utilizador.As notas incluídas neste documento são relativas aos apontamentos pessoais de PedroAmado, Técnico Superior de Design (FBAUP) compilados a partir das notas das aulas doEngenheiro Jorge Cardoso (Escola das Artes, UCP), pesquisa na Web (apontadores nofinal) e de investigação pessoal que realiza desde 2001 tendo por base a experiênciapessoal enquanto Designer Gráfico (não-programador!).Ver nota de crédito.Por fim, este documento/formação surge por iniciativa pessoal de Pedro Amado noâmbito das dunções enquanto Técnico de Design da FBAUP. Enquanto formação, écomplementar à formação académica da comunidade, mas como verificado porexperiência pessoal, é crucial num desenvolvimento pessoal mais completo.<p>Pedro Amado, 2006-06-08Versão 1.61 (beta). Actualizada em 2007-04-12.Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Partilha nos termos da mesma Licença 2.5 Portugal. Para ver uma cópia destalicença, visite http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/2.5/pt/ ou envie uma cartapara Creative Commons, 559 Nathan Abbott Way, Stanford, California 94305, USA.<p>
por
openAccess
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
Computação gráfica, Artes gráficas
Computer graphics, Graphic arts
Introdução à programação gráfica (usando Processing)
Publicação Didática
Faculdade de Belas Artes
oai:repositorio-aberto.up.pt:10216/1509382023-07-17T06:22:15Zcom_10216_1799col_10216_1808
Antero Ferreira
2023-07-16T23:18:13Z
2023-07-16T23:18:13Z
2010
sigarra:633947
https://hdl.handle.net/10216/150938
por
openAccess
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
Artes visuais, Humanidades
Visual arts, Humanities
Humanidades
Humanities
Abecedário-Imagem: alfabetos de 23/26 letras.
Publicação Didática
Faculdade de Belas Artes
oai:repositorio-aberto.up.pt:10216/1250342020-01-03T03:13:23Zcom_10216_1799col_10216_1808
Luis Nunes
Graciela Machado
Catarina Marques
Faculdade de Belas Artes
2020-01-03T00:20:28Z
2020-01-03T00:20:28Z
2015
sigarra:137423
https://hdl.handle.net/10216/125034
por
openAccess
How To Charneira em T
Publicação Didática
oai:repositorio-aberto.up.pt:10216/1509362023-07-17T06:22:00Zcom_10216_1799col_10216_1808
Antero Ferreira
2023-07-16T23:16:41Z
2023-07-16T23:16:41Z
2012
sigarra:633946
https://hdl.handle.net/10216/150936
por
openAccess
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
Artes gráficas, Humanidades
Graphic arts, Humanities
Humanidades
Humanities
Double Page Design: from manual collage to digital artwork.
Publicação Didática
Faculdade de Belas Artes
oai:repositorio-aberto.up.pt:10216/1509372023-07-17T06:22:07Zcom_10216_1799col_10216_1808
Antero Ferreira
2023-07-16T23:17:37Z
2023-07-16T23:17:37Z
2009
sigarra:633907
https://hdl.handle.net/10216/150937
por
openAccess
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
Artes gráficas, Humanidades
Graphic arts, Humanities
Humanidades
Humanities
Ortotipografia na investigação científica em Design.
Publicação Didática
Faculdade de Belas Artes
oai:repositorio-aberto.up.pt:10216/66112022-10-19T09:37:25Zcom_10216_1799col_10216_1808
Pedro Amado
2022-09-12T05:44:32Z
2022-09-12T05:44:32Z
2007
sigarra:39672
https://hdl.handle.net/10216/6611
Introdução ao Adobe Illustrator.
Compilação de informações, links e tutorial passo-a-passo para a iniciação a este software
<p>
FBAUP, Pedro Amado, 2007-01-22
Versão 0.1 (alfa). Actualizada em 2007-01-22.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso Não-
Comercial-Partilha nos termos da mesma Licença 2.5 Portugal. Para ver uma cópia desta
licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/2.5/pt/ ou envie uma carta
para Creative Commons, 559 Nathan Abbott Way, Stanford, California 94305, USA.
<p>
Introduction to Adobe Illustrator.
A compilation of informations, links and step-by-step tutorial on adopting adobe Illustrator.
<p>
FBAUP, Pedro Amado, 2007-01-22
Versão 0.1 (alfa). Actualizada em 2007-01-22.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso Não-
Comercial-Partilha nos termos da mesma Licença 2.5 Portugal. Para ver uma cópia desta
licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/2.5/pt/ ou envie uma carta
para Creative Commons, 559 Nathan Abbott Way, Stanford, California 94305, USA.
<p>
por
openAccess
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
Técnicas gráficas
Graphic techniques
Adobe Illustrator CS2 crash course
Publicação Didática
Faculdade de Belas Artes
oai:repositorio-aberto.up.pt:10216/18172022-10-13T14:48:49Zcom_10216_1799col_10216_1808
Pedro Amado
2022-09-08T05:40:25Z
2022-09-08T05:40:25Z
2007
sigarra:39676
https://hdl.handle.net/10216/1817
If the design thinking is correct, the tools should be irrelevant
(Type) designer Pedro Amado is amongst many other things initiator of TypeForge, a website dedicated to the development of 'collaborative type' with open source tools. While working as design technician at FBAUP, he is about to finish a MA with a paper on collaborative methods for the creation of art and design projects. When I e-mailed him about open font design and how he sees that developing, he responded with a list of useful links, but also with:
"Developing design teaching based on open source is one of my goals, because I think that is the future of education."
This text is based on the conversation about design, teaching and software that followed.
If the design thinking is correct, the tools should be irrelevant
(Type) designer Pedro Amado is amongst many other things initiator of TypeForge, a website dedicated to the development of 'collaborative type' with open source tools. While working as design technician at FBAUP, he is about to finish a MA with a paper on collaborative methods for the creation of art and design projects. When I e-mailed him about open font design and how he sees that developing, he responded with a list of useful links, but also with:
"Developing design teaching based on open source is one of my goals, because I think that is the future of education."
This text is based on the conversation about design, teaching and software that followed.
por
openAccess
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
Artes gráficas
Graphic arts
Open source publishing: design tools for designers
Publicação Didática
Faculdade de Belas Artes
oai:repositorio-aberto.up.pt:10216/1509412023-07-17T06:22:23Zcom_10216_1799col_10216_1808
Antero Ferreira
2023-07-16T23:19:44Z
2023-07-16T23:19:44Z
2023
sigarra:633932
https://hdl.handle.net/10216/150941
por
openAccess
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
Artes gráficas, Humanidades
Graphic arts, Humanities
Humanidades
Humanities
É letra: design editorial e tipografia (#2).
Publicação Didática
Faculdade de Belas Artes
oai:repositorio-aberto.up.pt:10216/855252022-10-17T15:18:45Zcom_10216_1799col_10216_1808
Graciela Machado
Marta Godoy
Faculdade de Belas Artes
2022-09-16T10:52:35Z
2022-09-16T10:52:35Z
2015-10
sigarra:145903
https://hdl.handle.net/10216/85525
por
openAccess
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
livro projecto Lázaro
Publicação Didática
oai:repositorio-aberto.up.pt:10216/855342022-10-15T14:28:55Zcom_10216_1799col_10216_1808
Ana Margarida Rocha
Faculdade de Belas Artes
Graciela Machado
2022-09-10T22:43:15Z
2022-09-10T22:43:15Z
2015-12
sigarra:145982
https://hdl.handle.net/10216/85534
por
openAccess
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
livro dos papéis de transporte
Publicação Didática
oai:repositorio-aberto.up.pt:10216/1492762023-05-15T06:18:46Zcom_10216_1799col_10216_1808
Pedro Amado
2023-05-14T23:07:15Z
2023-05-14T23:07:15Z
2022
sigarra:623284
https://hdl.handle.net/10216/149276
por
restrictedAccess
Materiais de Apoio Didático WDII
Publicação Didática
Faculdade de Belas Artes
oai:repositorio-aberto.up.pt:10216/855272022-10-16T20:37:57Zcom_10216_1799col_10216_1808
Graciela Machado
Faculdade de Belas Artes
Ana Margarida Rocha
Claudia Queirós
2022-09-15T15:45:22Z
2022-09-15T15:45:22Z
2016-05
sigarra:146006
https://hdl.handle.net/10216/85527
por
openAccess
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
Humanidades
Humanities
livro dos marmoreados
Publicação Didática
oai:repositorio-aberto.up.pt:10216/1234172022-10-18T15:50:07Zcom_10216_1799col_10216_1808
Graciela Machado
Marta Belkot
2022-09-07T10:14:27Z
2022-09-07T10:14:27Z
2019-09
sigarra:362677
https://hdl.handle.net/10216/123417
por
openAccess
Papier Gillot I- Manual production of prepared surface papers for process. ScraperBoard and printmaking transfer paper.
Publicação Didática
Faculdade de Belas Artes
oai:repositorio-aberto.up.pt:10216/1492792023-05-15T06:19:14Zcom_10216_1799col_10216_1808
Pedro Amado
António Modesto
2023-05-14T23:09:15Z
2023-05-14T23:09:15Z
2022
sigarra:623271
https://hdl.handle.net/10216/149279
por
restrictedAccess
Materiais de Apoio Letivo MPIII
Publicação Didática
Faculdade de Belas Artes
oai:repositorio-aberto.up.pt:10216/1508222023-07-19T06:30:21Zcom_10216_1799col_10216_1808
Antero Ferreira
2023-07-18T23:18:56Z
2023-07-18T23:18:56Z
2010
sigarra:144841
https://hdl.handle.net/10216/150822
por
openAccess
Artes gráficas, Artes
Graphic arts, Arts
Humanidades::Artes
Humanities::Arts
É letra
Publicação Didática
Faculdade de Belas Artes
oai:repositorio-aberto.up.pt:10216/843362022-10-17T14:28:08Zcom_10216_1799col_10216_1808
Luís Nunes
Graciela Machado
Catarina Marques
Faculdade de Belas Artes
2022-09-12T04:23:59Z
2022-09-12T04:23:59Z
2015
sigarra:137441
https://hdl.handle.net/10216/84336
por
openAccess
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
Encapsulamento em Melinex
Publicação Didática
oai:repositorio-aberto.up.pt:10216/1509402023-07-17T06:22:20Zcom_10216_1799col_10216_1808
Antero Ferreira
2023-07-16T23:19:03Z
2023-07-16T23:19:03Z
2006
sigarra:633945
https://hdl.handle.net/10216/150940
por
openAccess
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
Artes visuais, Humanidades
Visual arts, Humanities
Humanidades
Humanities
El 'Graffiti a Porto'.
Publicação Didática
Faculdade de Belas Artes
oai:repositorio-aberto.up.pt:10216/66122022-10-16T18:59:46Zcom_10216_1799col_10216_1808
Pedro Amado
2022-09-10T23:45:35Z
2022-09-10T23:45:35Z
2007
sigarra:39675
https://hdl.handle.net/10216/6612
No âmbito de uma formação Multimédia completa, esta formação tem por objectivo
preparar os formandos na utilização do Adobe Flash 8 para a planificação, criação e
finalização de projectos de estáticos ou dinâmicos para animação, criação de websites,
CD-ROMs ou ainda para veicular e estruturar conteúdos de forma eficaz.
<p>
FBAUP, Pedro Amado, 2007-02-12
Versão 0.2 (alfa). Actualizada em 2007-02-26.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso Não-
Comercial-Partilha nos termos da mesma Licença 2.5 Portugal. Para ver uma cópia desta
licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/2.5/pt/ ou envie uma carta
para Creative Commons, 559 Nathan Abbott Way, Stanford, California 94305, USA.
No english. For more details contact me: pamado@fba.up.pt
<p>
No âmbito de uma formação Multimédia completa, esta formação tem por objectivo
preparar os formandos na utilização do Adobe Flash 8 para a planificação, criação e
finalização de projectos de estáticos ou dinâmicos para animação, criação de websites,
CD-ROMs ou ainda para veicular e estruturar conteúdos de forma eficaz.
<p>
FBAUP, Pedro Amado, 2007-02-12
Versão 0.2 (alfa). Actualizada em 2007-02-26.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso Não-
Comercial-Partilha nos termos da mesma Licença 2.5 Portugal. Para ver uma cópia desta
licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/2.5/pt/ ou envie uma carta
para Creative Commons, 559 Nathan Abbott Way, Stanford, California 94305, USA.
por
openAccess
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
Computação gráfica, Artes gráficas
Computer graphics, Graphic arts
Introdução ao Adobe Flash 8: técnicas de planificação, concretização e publicação de projectos multimédia
Publicação Didática
Faculdade de Belas Artes
oai:repositorio-aberto.up.pt:10216/1234242022-10-18T17:43:41Zcom_10216_1799col_10216_1808
Graciela Machado
Marta Belkot
2022-09-07T18:02:35Z
2022-09-07T18:02:35Z
2019-09
sigarra:362697
https://hdl.handle.net/10216/123424
por
openAccess
Book of specimens
Publicação Didática
Faculdade de Belas Artes
oai:repositorio-aberto.up.pt:10216/1492752023-05-15T06:18:42Zcom_10216_1799col_10216_1808
Pedro Amado
2023-05-14T23:06:34Z
2023-05-14T23:06:34Z
2022
sigarra:623223
https://hdl.handle.net/10216/149275
por
restrictedAccess
Materiais de Apoio Letivo DGPEDT
Publicação Didática
Faculdade de Belas Artes