Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10216/95428
Autor(es): Luciano Moreira
Título: As representações sociais do vocacional: esquisso topológico das tensões no ensino profissional.
Data de publicação: 2012
Resumo: This study approaches the vocational as a social representation. Considering that the tensions which animate it are reflected in the vocational education and training courses, this research focuses a teaching class of a Curso de Especialização Tecnológica of the Porto unit of the Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica (CENFIM). The data were collected through questionnaires to 17 trainees and interviews to a trainee, alone, and five trainees with their families, director, psychologist, two trainers and two coordinators of actions. The qualitative and quantitative analysis suggests that the vocational is organized over an innatist conception of skills, becoming an arch between learning and working. CENFIM prefigures the possibilities of change from the structured and closed space (regulated by the cultural capital) of the vocational education and training, whose prevailing representations are pejorative, to a smooth space, which gives again the signification to the process of "orienting oneself". If an ecological, constructivist and developmental perspective about the vocational psychology consecrates the self as author of the vocational project, it does not ignore that the project is constructed and implemented under the sign of human finitude and incompleteness.
Descrição: Este trabalho constitui uma aproximação ao vocacional enquanto representação social. Considerando que as tensões que o animam se refletem no ensino profissional, a investigação incide sobre uma turma de um Curso de Especialização Tecnológica do núcleo do Porto do Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica (CENFIM). Os dados foram recolhidos através de questionários a 17 formandos e entrevistas a um formando, individualmente, e a cinco formandos conjuntamente com as suas famílias, à Diretora, à psicóloga, a duas formadoras e a dois coordenadores de ações. A análise quantitativa e qualitativa dos dados sugere que o vocacional se organiza em torno de um conceção inatista das competências, instituindo-se como arco entre o aprender e o trabalhar. O CENFIM prefigura as possibilidades de transmudação do espaço estriado e fechado (regulado pelo capital cultural) do ensino profissional, cujas representações prevalecentes são pejorativas, num espaço liso e aberto, que devolve a significação ao processo de orientar-se. Se uma perspetiva ecológica, construtivista e desenvolvimental da psicologia vocacional consagra o si como autor do projeto vocacional, não ignora que o projeto se constrói e institui sob o signo da finitude e incompletudes humanas.
Assunto: Psicologia
Psychology
Áreas do conhecimento: Ciências sociais::Psicologia
Social sciences::Psychology
URI: https://hdl.handle.net/10216/95428
Tipo de Documento: Trabalho Académico
Condições de Acesso: restrictedAccess
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