Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10216/9377
Autor(es): Cunha, Maria Amélia Pacheco da
Título: O contributo da educação formal em geografia na prevenção dos incêndios florestais
Editor: Porto : [Edição de Autor]
Data de publicação: 2008
Resumo: É pertinente reflectir sobre a forma como o ensino da Geografia do 3º ciclo no ensino básico, pode contribuir para a prevenção dos Incêndios Florestais, assim como, se no ensino da Geografia aproveita todo o potencial que a temática oferece, para o reforço da importância dessa disciplina no ensino básico. Este trabalho foi orientado pelas seguintes questões: Como é feita abordagem do tema Riscos e Catástrofes e da temática Risco de Incêndios Florestais nas orientações curriculares e nos manuais escolares na disciplina de Geografia do 3º ciclo no ensino básico? Que estratégias ensino/aprendizagem implementar ao leccionar o tema Risco de Incêndios Florestais na disciplina de Geografia do 3º ciclo no ensino básico? Qual a importância da abordagem da temática Risco de Incêndios Florestais na Educação Geográfica? Como deve ser feita essa abordagem? que contributo pode dar a Geografia na prevenção e minimização do Risco de Incêndios Florestais. Nos programasescolares de Geografia do 3º ciclo, não está esquecido o tratamento dos Riscos e Catástrofes e das questões ambientais, mas os Incêndios Florestais deixaram de ser referidos em concreto na reforma curricular de 2001. O modo como os manuais escolares abordam a temática dos Riscos e dos Incêndios Florestais reflecte diferentes opções por parte dos autores e editores. Existe a possibilidade de melhorar a abordagem das questões ambientais, dando mais enfoque à importância da fileira florestal em todos os sectores. Será necessário por essa razão, direccionar acções para a incorporação da temática florestal nas actividades escolares do ensino básico, promovendo o envolvimento dos estudantes nessa temática utilizando experiências no domínio da educação florestal e ambiental. Deverá também fazer-se a formação dos professores na temática florestal e de defesa da floresta contra incêndios.
Assunto: Catástrofe natural
Incêndio florestal - Prevenção
Catástrofe natural
Geografia - Ensino
URI: http://hdl.handle.net/10216/9377
Ligação ao Catálogo: http://aleph.letras.up.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000190970
Tipo de Documento: Dissertação
Condições de Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:FLUP - Dissertação

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
tesemestcontributodaeducacao000065916.pdf6 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.