Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/93298
Author(s): Vasco P. Freitas
I. Sereno
A. Ascensão
P. F. Gonçalves
Ana Sofia Guimarães
M. Santos
Title: A ventilação da base das paredes como técnica de tratamento da humidade ascensional em edifícios históricos. Estudo de caso
Issue Date: 2007
Description: A humidade ascensional manifesta-se em paredes de construções antigas quando estas estão em contacto com água ou com solo húmido, pelo facto dos materiais constituintes apresentarem elevada capilaridade e de não existir um corte hídrico eficaz. Este fenómeno pode estar associado a águas freáticas e/ou superficiais. A ascensão capilar progride até que se verifique o equilíbrio entre a evaporação e a capilaridade. Sempre que se reduzem as condições de evaporação com a colocação de um material impermeável, como por exemplo azulejos, a altura da ascensão capilar aumenta até se atingir um novo equilíbrio a uma cota mais elevada. A altura de progressão da humidade ascensional depende das condições climáticas das ambiências (temperatura e humidade relativa), da insolação, da espessura da parede, da porosidade dos materiais e da presença de sais. A secagem dos materisis está dependente da concentração de vapor de água na ambiência (Ca') e da concentração de água na superfície dos materiais (Cs'). Nas construções históricas não há grande variação entre a temperatura do ar interior e a temperatura da superfície interior das paredes, pelo que, quando a humidade relativa é elevada, a diferença Cs'-Ca' tende para zero, tal como o fluxo de secagem. Na prática, as humidades ascensionais atingem a cota mais elevada no Inverno, quando a humidade relativa do ar é maior. Por sua vez, a insolação provoca a elevação da temperatura da face exterior da parede, o que, por termomigração, conduz a humidade para o interior, condicionando o comportamento de fachadas com diferentes orientações.
Subject: Ciências Tecnológicas, Outras ciências da engenharia e tecnologias
Technological sciences, Other engineering and technologies
Scientific areas: Ciências da engenharia e tecnologias::Outras ciências da engenharia e tecnologias
Engineering and technology::Other engineering and technologies
URI: https://hdl.handle.net/10216/93298
Document Type: Artigo em Revista Científica Nacional
Rights: restrictedAccess
Appears in Collections:FEUP - Artigo em Revista Científica Nacional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
60295.pdf
  Restricted Access
A ventilação da base das paredes como técnica de tratamento da humidade ascensional em edifícios históricos, Estudo de caso767.32 kBAdobe PDF    Request a copy from the Author(s)


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.