Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10216/89423
Autor(es): | Anatilde Santos Lima |
Título: | O projecto do espaço educativo. O Kindergarten na génese da escola contemporânea de Herman Hertzberger |
Data de publicação: | 2016-11-15 |
Resumo: | This Master Thesis, The design of the educational space - The Kindergartenin the genesis of Herman Hertzberger's contemporary school, proposesan analysis and a reflection of school spaces designed by a Dutch architectHerman Hertzberger (1932 - ), between 1960 and 2007.In the set of works analyzed were assigned some design themes withtypical interest in school spaces. These themes have origin in the educationalmodel developed by Italian doctor Maria Montessori (1879-1952) at the beginningof the 20th century.In this context, stands out the following themes:1) The versatility of the classroom, one of the themes based on the educationalmodel proposed by Maria Montessori and one of the most relevantthemes in the architect's work;2) The distributive and social functions of the central space, similar to thepiazza of Malaguzzi (1920-1994), with influences from Froebel (1782-1852);3) The idea of "learning street" of the corridor, becoming a flexible space.The study of these subjects, among others, was essential to understandHerman Hertzbergers's schools and, consequently, his work in general. |
Descrição: | A presente Dissertação de Mestrado, O projeto do espaço educativo -O Kindergarten na génese da escola contemporânea de Herman Hertzberger,propõe uma análise e uma reflexão dos espaços escolares projetados pelo oarquiteto holandês Herman Hertzberger (1932- ), entre 1960 e 2007.No conjunto de obras analisadas, foram destacados alguns temas projetuaiscaraterísticos dos espaços escolares. Estes temas encontram a própriaorigem no modelo educativo desenvolvido pela médica italiana Maria Montessori(1879-1952) no início do século XX.Nesse contexto, destacam-se os seguintes temas:1) A polivalência da sala de aula, sendo um dos temas baseado no modelomontessoriano e de relevância nas obras do arquiteto;2) A função distributiva e social do espaço central, assemelhando-se àpiazza de Malaguzzi (1920-1994), com influências de Froebel (1782-1852);3) A ideia de "learning street" do corredor, assumindo-se como um espaçoflexível.O estudo destes temas, entre outros, tornou-se essencial para a compreensãodas escolas de Herman Hertzberger e, consequentemente, da suaobra em geral. |
Assunto: | Artes Arts |
Áreas do conhecimento: | Humanidades::Artes Humanities::Arts |
Identificador TID: | 201543443 |
URI: | https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/89423 |
Tipo de Documento: | Dissertação |
Condições de Acesso: | openAccess |
Aparece nas coleções: | FAUP - Dissertação |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
169147.pdf | O projecto do espaço educativo. O Kindergarten na génese da escola contemporânea de Herman Hertzberger | 6.58 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.