Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/88862
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorJoão Lima
dc.creatorCatarina Augusto
dc.creatorJoana Gaspar
dc.creatorTeresa RS Brandão
dc.creatorRocha, Ada
dc.date.accessioned2022-09-08T13:39:17Z-
dc.date.available2022-09-08T13:39:17Z-
dc.date.issued2016
dc.identifier.issn2183-5985
dc.identifier.othersigarra:167505
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10216/88862-
dc.descriptionIntrodução: A obesidade é um dos problemas de saúde mais graves, a nível mundial. A procura de soluções para a designada epidemia do século XXI continua, sendo que a relação entre o consumo de bebidas açucaradas e o peso corporal tornou-se uma questão pertinente. Objetivos: Avaliar o impacto de uma estratégia de consciencialização sobre o teor de açúcares simples, presentes num conjunto de bebidas disponibilizadas na cafetaria de um estabelecimento de ensino. Metodologia: Foram analisadas as vendas de um conjunto de bebidas antes e após a intervenção. A intervenção baseou-se na afixação de um expositor com as bebidas e a representação da quantidade de açúcares simples, em açúcar, sob o mote: "O açúcar que comes quando bebes". Procedeu-se a uma análise das proporções das vendas, com um intervalo de confiança a 95%. Resultados: Após a análise estatística dos rácios foi observada uma redução estatisticamente significativa no número de unidades vendidas, após a intervenção, de refrigerantes do tipo cola e das bebidas gaseificadas. Além disso, houve um aumento no número de unidades vendidas, com significância estatística, de néctares de frutas, chás/infusões e leite de chocolate. Conclusões: A intervenção na cafetaria da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra foi bem sucedida tendo-se verificado uma redução efetiva das vendas de bebidas açucaradas.
dc.description.abstractIntroduction: Obesity is one of the most serious health problems worldwide. Finding solutions to the designated epidemic of the twenty-first century persists, and the relationship between the consumption of sweetened beverages and body weight became a relevant issue. Objectives: To evaluate the impact of an awareness strategy about the content of simple sugars present on a range of drinks available in the cafeteria. Methodology: The sales of a range of beverages were analyzed, before and after intervention. The intervention was based on the exposure of a framework with drinks and the representation of the amount of simple sugars, in sugar, under the motto: "The sugar that you eat when you drink". An analysis of proportion of sales, with a confidence interval of 95% was performed. Results: After statistical analysis of the ratios was observed a statiscally significant reduction in the number of units sold of soft drinks, coca-cola and carbonated drinks. In addition, there was an increase in the number of units sold, with statistical significance, of fruit nectars, tea/infusions and chocolate milk. Conclusions: The intervention in the cafeteria of the Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra was successful with an effective reduction in sales of sweetened beverages.
dc.language.isopor
dc.rightsrestrictedAccess
dc.subjectCiências da Saúde, Ciências da saúde
dc.subjectHealth sciences, Health sciences
dc.titleO acúçar que comes quando bebes: Impacto de uma estratégia de conscencialização
dc.typeArtigo em Revista Científica Nacional
dc.contributor.uportoFaculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação
dc.identifier.doi10.21011/apn.20160404
dc.subject.fosCiências médicas e da saúde::Ciências da saúde
dc.subject.fosMedical and Health sciences::Health sciences
Appears in Collections:FCNAUP - Artigo em Revista Científica Nacional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
167505.pdf
  Restricted Access
207.38 kBAdobe PDF    Request a copy from the Author(s)


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.