Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10216/87569
Autor(es): Silva, Armando Malheiro da
Fernandez Marcial, Viviana
Título: Alfabetização informacional em Portugal: alguns resultados de um projeto de pesquisa
Data de publicação: 2016
Resumo: The study presents some data on a project that, although focused on the specific case ofPortugal, with the intention of making a scientific approach to the challenges of the European HigherEducation Area (EHEA) and its impact on the field of information literacy, considering the currentcontext of the Information Society. The main questions that this research aims to answer are:understanding how college students face the new skills required by the creation of the EHEA; howthese students are prepared in terms of information competencies in three different times: before theuniversity, during the period University frequency and at the end of graduation at the university. Theinter- and transdisciplinary approaches between Education, Cognitive Sciences and InformationScience are clearly stated in the epistemological and theoretical model that supports it, benefiting fromthe interaction between information needs produced in the educational context and the informationaluniverse of students and their dynamics not forgetting to consider the connections of the informationbehavior of students with their personal and social contexts and requirements. The study is conducted on a national scale, to allow comparisons between regions with different levels of development. Thesample includes students of both study cycles. The methodology used in this study is divided into twotypes, qualitative and quantitative research. Qualitative research will provide valuable indicators on theinformation behavior of students, expectations, needs and use of information. The indicators obtainedin qualitative research will be used to design questionnaires, which will be held in 17 high schools and17 universities, with a sample estimate of about 2000 students. The end result of this research will bethe design of a map of information behavior, at the university level, and the development of a modelconcerning the promotion of information skills in students of Portuguese universities.
Descrição: O estudo apresenta alguns dados sobre um projeto, que embora focado no caso específicode Portugal, tem a pretensão de fazer uma aproximação científica dos desafios da Área do EnsinoSuperior Europeu (EHEA) e seu impacto no campo da alfabetização da informação, considerando oatual contexto da Sociedade da Informação. As questões principais que essa pesquisa pretenderesponder são: entender como os alunos universitários enfrentam as novas competências exigidas pelacriação do EHEA; saber como esses alunos estão preparados em termos das competênciasinformacionais, em três diferentes momentos: antes da universidade, durante o período de frequênciada universidade e, no final da graduação, na universidade. As aproximações intra e transdisciplinaresentre Educação, Ciências Cognitivas e Ciência da Informação são claramente afirmadas no modeloepistemológico e teórico que o apoiam, beneficiando-se da interação entre necessidades de informaçãoproduzidas no contexto educacional e o universo informacional dos alunos e sua dinâmica, semesquecer de considerar as conexões do comportamento informacional dos alunos com seus contextospessoais e sociais e exigências. O estudo é realizado em uma escala nacional, para permitir ascomparações entre regiões com diferentes níveis de desenvolvimento. O exemplo inclui alunos deambos os ciclos de estudo. A metodologia usada nesse estudo está dividida em duas áreas, pesquisaqualitativa e quantitativa. A pesquisa qualitativa permitirá obter preciosos indicadores sobre ocomportamento de informação dos alunos, expectativas, necessidades e uso de informação. Osindicadores obtidos na pesquisa qualitativa serão usados para projetar questionários, os quais serãorealizados em 17 escolas de ensino médio e 17 universidades, com uma amostra estimativa deaproximadamente 2000 alunos. O resultado final desta pesquisa será o projeto de um mapa docomportamento informacional, no nível da universidade, e o desenvolvimento de um modeloconcernindo à promoção de competências da informação nos alunos de universidades Portuguesas.
Assunto: Ciência da Informação
Information science
URI: https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/87569
Fonte: A literacia da informação em Portugal: um diagnóstico, um modelo e uma reflexão prospetiva (2007-2010)
Tipo de Documento: Capítulo ou Parte de Livro
Condições de Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:FLUP - Capítulo ou Parte de Livro

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
161262.pdf952.82 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.