Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/86247
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAna Rute Romano Medeiros
dc.date.accessioned2022-09-15T01:19:06Z-
dc.date.available2022-09-15T01:19:06Z-
dc.date.issued2016-12-06
dc.date.submitted2016-12-09
dc.identifier.othersigarra:164804
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10216/86247-
dc.descriptionA existência de deficiência visual (DV) afeta o desenvolvimento típico da pessoa, com impacto ao nível da sua qualidade de vida, identificando-se dificuldades na execução de atividades diárias, decorrentes das características cognitivas, motoras e afetivo-sociais. Estudos recentes demonstram a importância da prática desportiva na estimulação destas características. O Goalball é uma modalidade específica para DV e que promove, entre outros, a capacidade de orientação, Estruturação Espaço-temporal, potencialização percetiva e aperfeiçoamento de habilidades motoras, envolvendo questões ao nível da Lateralidade e Noção Corporal. Este estudo teve como bjetivo a caracterização dos fatores psicomotores da Noção Corporal, Lateralidade e Estruturação Espaço-Temporal, em praticantes de Goalball com DV e não praticantes. Os participantes com DV (n=40), entre os 19 e 68 anos (40.88±12.990), 30 do género masculino e 10 do género feminino, foram divididos em dois grupos: praticantes (n=20) e não praticantes de Goalball (n=20). Foi elaborado um instrumento de avaliação baseado na Bateria Psicomotora, Teste de Proficiência Motora de Bruininks-Oseretsky e Body Skills. Para a estatística inferencial, foram selecionadas as técnicas paramétricas: t-student e testes post-hoc (p≤0.05). Os resultados revelam: i) resultados mais positivos para os participantes do género feminino, ao nível da Lateralidade e Noção Corporal; ii) os participantes com cegueira tendem a utilizar, maioritariamente, o ouvido esquerdo; iii) melhores desempenhos nos participantes com DV de origem congénita, na Noção Corporal e Estruturação Espaço-Temporal; iv) nos grupos de reformados e estudantes verificaram-se resultados menos favoráveis na Noção Corporal e Estruturação Espaço-Temporal; v) os participantes com habilitações literárias ao nível do 1º ciclo do ensino básico demonstraram cotações mais baixas nas tarefas da Noção Corporal; vi) os praticantes de Goalball apresentaram melhores esempenhos em tarefas referentes aos 3 fatores psicomotores; vii) os praticantes de outras modalidades desportivas, revelaram melhores desempenhos nas três áreas
dc.description.abstractVisual Impairment (VI) affects typical human motor development. Persons with VI generally perform poorer in daily life activities when compared with their sighted peers, with impact in their quality of life. Recent studies points out the benefits of sports for people with VI. The unique ball game specifically for people with VI is Goalball that promotes, among others, physical work capacity, orientation skills, and other psychomotor skills improvement such as manual dexterity, body notion, and space-time structure. However, the beneficial effect of Goalball on these skills is not that well documented. Therefore, the study aimed to characterize the psychomotor factors of Body Notion, Manual Dexterity and Space-Time Structure of Goalball athletes and non-athletes with VI. All 40 participants, aged between 19 and 68 years-old ((40.88±12.99), 30 male and 10 female, were divided in two groups: Goalball athletes (n=20) and non-athletes (n=20). The evaluation instrument was elaborated specifically for this study was based on other tests such as Psychomotor Battery, Motor Proficiency Test of Bruininks-Oseretsky and Body Skills. There were significant differences between Goalball players and non-Goalball players regarding several psychomotor tasks. For data treatment were used the parametric techniques of t-student and post-hoc tests (p≤0.05). Results showed: I) more positive results for female participants regarding manual dexterity and body notion; ii) blind participants tend to use, mostly, their left ear; iii) better performance in body notion and space-time structure of participants with congenital VI; iv) student and retired participants showed less favorable results in body notion and time-space structure; v) participants with lower scholar levels performed worst in all tasks of the three psychomotor factors; vi) goalball-athletes performed better in most of the psychomotor tasks compared with goalball no-athletes; vii) other sports-athletes presented better performance in all 3 psychomotor areas, in comparation with Goalball athletes.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectOutras ciências sociais
dc.subjectOther social sciences
dc.titleNoção corporal, lateralidade e estruturação espaço- Temporal na deficiência visual: estudo comparativo entre praticantes e não praticantes de Goalball
dc.typeDissertação
dc.contributor.uportoFaculdade de Desporto
dc.identifier.tid201365049
dc.subject.fosCiências sociais::Outras ciências sociais
dc.subject.fosSocial sciences::Other social sciences
thesis.degree.discipline2º Ciclo em Atividade Física Adaptada
thesis.degree.grantorFaculdade de Desporto
thesis.degree.grantorUniversidade do Porto
thesis.degree.level1
Appears in Collections:FADEUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
164804.pdfNoção corporal, lateralidade e estruturação espaço- Temporal na deficiência visual: estudo comparativo entre praticantes e não praticantes de Goalball4.37 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.