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dc.creatorDiogo Ribeiro Gomes dos Santos
dc.date.accessioned2019-02-06T15:35:32Z-
dc.date.available2019-02-06T15:35:32Z-
dc.date.issued2016-07-18
dc.date.submitted2016-09-28
dc.identifier.othersigarra:150343
dc.identifier.urihttps://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/85759-
dc.descriptionO caos urbano, a instabilidade dos preços de combustível e os efeitos cada vez mais evidentes da emissão de poluentes atmosféricos têm tornado o transporte individual privado frequentemente desagradável e dispendioso. Sistemas de transporte público são uma resposta possível para a redução do número de automóveis nas estradas; Em particular, autocarros são uma alternativa atraente, visto dependerem maioritariamente de infraestruturas pre-existentes sem necessitarem de mudanças significativas. Adicionalmente, o uso de autocarros elétricos na rede significaria uma maior redução de emissões poluentes e consumos de combustível mais baixos, quando comparado com frotas de autocarros exclusivamente convencionais.No entanto, veículos elétricos também apresentam desvantagens, tais como menor potência e autonomia, um escasso número de pontos de recarga em grande parte das redes urbanas e um desempenho altamente dependente das caraterísticas da via onde circulam. Isto poderá ser resolvido recorrendo a uma abordagem mais conservadora - frotas híbridas, constituídas por autocarros elétricos e convencionais.Nesta dissertação pretende-se abordar duas questões importantes neste tipo de frotas: como estimar o desempenho dos autocarros elétricos integrados na frota e como obter o equilíbrio ótimo entre os dois tipos de veículos. Para atingir estes objetivos, são analisados dados reais e simulados de uma rede de autocarros no Porto, Portugal, e são aplicadas abordagens heurísticas para obter a composição ideal das frotas híbridas.Este estudo, suportado por dados reais que cobrem uma grande parte da rede de autocarros, para além de sugerir configurações de frotas para a rede em consideração, também formula recomendações gerais para o planeamento e gestão de redes urbanas sustentáveis.
dc.description.abstractPrivate individual transportation is becoming cumbersome and expensive, as urban traffic turns more chaotic, fuel prices increase and the effects of pollutant emissions become evident. Public transit systems are an answer to reducing the number of cars on the road. Particularly, buses are an attractive alternative, as they mostly depend on pre-existent infrastructure, having no need for complex changes. Making some of these buses electric would mean even less tailpipe emissions and cheaper consumption costs, when compared to fully conventional fleets.However, electric vehicles have disadvantages, such as lower power and autonomy, scarce recharge points on most urban networks and vehicle performance greatly dependent on route characteristics. We can solve this with a more conservative approach - using hybrid fleets, comprised by both electric and conventional buses.This dissertation intends on tackling two main aspects with this kind of fleets: estimating the performance of the integrated electric buses and obtaining optimal balances of both kinds of vehicles. To fulfil these goals, real and simulated data of a bus network in Porto, Portugal, is analysed and heuristic approaches are used to devise hybrid fleet arrangements.This study, supported by real data covering a large scope of the public transit network, in addition to suggesting fleet configurations for the specific network under consideration, also formulates general recommendations towards sustainable urban network planning and management.
dc.language.isoeng
dc.rightsopenAccess
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
dc.subjectEngenharia electrotécnica, electrónica e informática
dc.subjectElectrical engineering, Electronic engineering, Information engineering
dc.titleIntegrating Electric Buses in Conventional Public Transit: A First Appraisal
dc.typeDissertação
dc.contributor.uportoFaculdade de Engenharia
dc.identifier.tid201301741
dc.subject.fosCiências da engenharia e tecnologias::Engenharia electrotécnica, electrónica e informática
dc.subject.fosEngineering and technology::Electrical engineering, Electronic engineering, Information engineering
thesis.degree.disciplineMestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação
thesis.degree.grantorFaculdade de Engenharia
thesis.degree.grantorUniversidade do Porto
thesis.degree.level1
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