Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10216/85321
Autor(es): Vítor Hugo Torres Mineiro
Título: Exploração dos benefícios mútuos entre BIM e jogos de simulação
Data de publicação: 2016-07-18
Descrição: Nos últimos anos tem-se verificado um crescimento de jogos sérios e de simulação. Este tipo de jogos tem como principais objetivos apoiar o treino de pessoas ou equipas, estudar o comportamentos dos jogadores perante determinadas situações ou simulação de vários cenários de forma a prever os resultados finais das soluções adotadas para esses cenários.Um fator de grande relevância para a eficácia do uso de jogos sérios e jogos de simulação é o envolvimento do jogador no jogo. Tal envolvimento influencia as ações do próprio jogador no decorrer do jogo. Assim, quanto mais imerso estiver o jogador maior será o seu envolvimento e mais naturais e espontâneas serão as suas ações. Para tal, a criação de um ambiente de jogo similar a ambientes reais, com comportamentos físicos semelhantes aos comportamentos reais torna-se um foco de grande relevância para que este envolvimento do jogador seja atingido. No caso do jogo ter como fundamento a análise comportamental de pessoas em situações de emergência ou risco, como por exemplo evacuação de um edifício em chamas, este envolvimento é um elemento chave para que os dados recolhidos durante o jogo sejam fidedignos de forma a poderem ser utilizados noutros estudos e simulações. Assim, para este tipo de jogos de simulação, o recurso a modelos de edifícios reais vem enriquecer as experiências realizadas.Paralelamente a este crescimento de jogos sérios e de simulação, tem-se verificado também um crescimento do conceito Building Information Modeling (BIM) que consiste no representação digital das características físicas e funcional de um edifício. Assim, toda a informação associada a um edifício passa a estar reunida de forma a melhorar a partilha de informação entre as entidades envolvidas no processo de desenvolvimento do edifício. Informação sobre a geometria dos elementos do edifício, o mobiliário, os materiais aplicados (propriedades físicas e visuais) são dados que se encontram definidos no próprio modelo digital do edifício. Contudo, os softwares de Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC) carecem de funcionalidades de interação e de visualização tridimensional e que são valorizados durante as fases de projeto, construção e comercialização do edifício.Neste trabalho pretende-se explorar os benefícios e obstáculos da utilização de modelos BIM de edifícios para a criação de cenários de jogos de simulação e ao mesmo tempo avaliar as potencialidades e mais valias que a utilização de motores de jogo poderá trazer para a industria AEC. Como resultado é proposto o desenvolvimento de uma framework, baseada numa arquitetura Cliente-Servidor, que permita a interoperabilidade entre softwares de modelação habitualmente utilização na AEC e motores de jogo. Espera-se que a framework possibilite a criação de cenários de jogo realistas a partir dos modelos BIM dos edifícios, enriquecidos com informação associada ao edifício, de forma a contribuir para o aumento da imersão nos jogos de simulação.
Assunto: Engenharia electrotécnica, electrónica e informática
Electrical engineering, Electronic engineering, Information engineering
Áreas do conhecimento: Ciências da engenharia e tecnologias::Engenharia electrotécnica, electrónica e informática
Engineering and technology::Electrical engineering, Electronic engineering, Information engineering
Identificador TID: 201323087
URI: https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/85321
Tipo de Documento: Dissertação
Condições de Acesso: openAccess
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
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