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https://hdl.handle.net/10216/84542
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Daniela Pinto | |
dc.creator | José M. M. Ferreira | |
dc.date.accessioned | 2022-09-11T10:46:02Z | - |
dc.date.available | 2022-09-11T10:46:02Z | - |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.identifier.other | sigarra:57655 | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10216/84542 | - |
dc.description | A garantia da qualidade educativa, bem como a adequação das práticas pedagógicas à diversidade que carateriza, atualmente, a população estudantil universitária, constituem desafios fundamentais colocados às instituições de ensino superior. O estímulo à avaliação e autorreflexão sobre as práticas e o confronto com modos de trabalho pedagógico alternativos constituem uma forma de promoção da melhoria, contínua e sustentada, dos processos pedagógicos desenvolvidos. É com base nestas premissas que se estrutura o projeto de Assessorias Pedagógicas, que se iniciou, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, no ano letivo de 2010/2011. A metodologia adotada carateriza-se por três lógicas complementares. A primeira fase enquadra-se numa lógica de avaliação, que é aqui entendida como um processo de ampliação do conhecimento acerca das práticas e dos resultados que geram. O caráter avaliativo no qual se foca este projeto tem por principal finalidade a compreensão dos processos desenvolvidos que possibilite a construção da melhoria. Neste sentido, a análise realizada assume-se como um processo abrangente - porque cruza variadas perspetivas e dados, provenientes de diferentes atores educativos e fontes de informação -, diversificado - porque utiliza diferentes métodos de recolha de informação - e contextualizado - porque é realizado caso a caso, considerando as especificidades e a natureza de cada unidade curricular. A segunda lógica em que se enquadra este projeto caracteriza-se pelo processo de reflexão e de melhoria que se pretende potenciar. Para além da promoção da reflexão que a metodologia de recolha de dados poderá suscitar nos atores educativos, espera-se que os relatórios, elaborados em colaboração com as equipas docentes, possam estimular um planeamento e desenvolvimento melhorado das unidades curriculares. A terceira fase deste projeto inscreve-se numa lógica de acompanhamento que se reveste de especial importância, por se considerar fundamental o apoio e seguimento das unidades curriculares analisadas para a obtenção de resultados positivos. Os resultados do impacto deste projeto, bem como o conhecimento produzido acerca das características das unidades curriculares que geram melhores e piores resultados na satisfação e na aprendizagem dos estudantes, são os aspetos que justificam a relevância deste projeto e que constituirão particular destaque nesta comunicação. | |
dc.language.iso | por | |
dc.relation.ispartof | Ensino Superior: Inovação e Qualidade na Docência | |
dc.rights | openAccess | |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | |
dc.subject | Estudos sobre aprendizagem, Ciências da educação | |
dc.subject | Learning studies, Educational sciences | |
dc.title | Assessorias Pedagógicas no Ensino Superior: para a construção da qualidade do ensino-aprendizagem | |
dc.type | Capítulo ou Parte de Livro | |
dc.contributor.uporto | Faculdade de Engenharia | |
dc.subject.fos | Ciências sociais::Ciências da educação | |
dc.subject.fos | Social sciences::Educational sciences | |
Appears in Collections: | FEUP - Capítulo ou Parte de Livro |
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57655.pdf | Assessorias Pedagógicas no Ensino Superior: para a construção da qualidade do ensino-aprendizagem | 2.28 MB | Adobe PDF | View/Open |
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