Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10216/83181
Author(s): | Santos, Paulo Jorge |
Title: | Aprendizagem cooperativa na formação de professores: Balanço de uma experiência |
Issue Date: | 2012 |
Description: | A transição de um sistema de ensino centrado na transmissão de conhecimentos para um baseado no desenvolvimento de competências, um dos principais objetivos do Processo de Bolonha, implica a adoção de modos de trabalho pedagógicos congruentes com esta mudança, sendo particularmente relevante no âmbito da formação inicial de professores. Se desejarmos que os estudantes que se estão a formar para serem professores adotem futuramente abordagens pedagógicas inovadores e eficazes, abandonando um tipo de ensino transmissivo, expositivo e pouco sensível à heterogeneidade crescente da população escolar, é indispensável que no decurso da sua formação sejam confrontados com métodos pedagógicos distintos dos tradicionais. Nesta comunicação descreve-se uma experiência de utilização de aprendizagem cooperativa em duas disciplinas do currículo dos Mestrados em Ensino ministrados na Faculdade de Letras da Universidade do Porto desde o ano letivo 2008/2009. Mais especificamente, abordam-se as estratégias para ultrapassar algumas resistências que os alunos têm evidenciado relativamente a esta modalidade de trabalho de grupo, assim como as orientadas para aumentar a eficácia da interação entre os membros dos grupos de trabalho, nomeadamente ao nível da autorregulação sistemática do seu funcionamento. Por fim, descreve-se a evolução sofrida no processo de avaliação que os membros do grupo realizam sobre o investimento dos seus colegas no final do trabalho. Com base em dados recolhidos ao longo dos últimos anos letivos sustenta-se que a utilização da aprendizagem cooperativa constitui uma estratégia de ensino eficaz para a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de competências essenciais para a profissão docente, mas que a sua utilização coloca desafios a professores e alunos que devem ser devidamente tidos em conta no seu planeamento e implementação. |
URI: | https://hdl.handle.net/10216/83181 |
Source: | Ensino Superior: Inovação e Qualidade na Docência |
Document Type: | Capítulo ou Parte de Livro |
Rights: | openAccess |
License: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ |
Appears in Collections: | FLUP - Capítulo ou Parte de Livro |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
123732.pdf | 1.09 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License