Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10216/83173
Author(s): | Martins, Maria Felisbela |
Title: | Formar professores no Ensino Superior: o caso da Formação Inicial de Professores de Geografia na Faculdade de Letras da Universidade do Porto |
Issue Date: | 2012 |
Description: | O modelo de formação inicial de professores de Geografia na Faculdade de Letras da Universidade do Porto inseria-se num quadro de formação mono-disciplinar de Licenciatura ao qual se lhe seguia inicialmente uma Formação Integrada e mais tarde um Curso de Especialização em Ensino. Este modelo vigorou, em meio universitário, desde 1987 a 2008. O modelo que se lhe seguiu, organizado à luz do Processo de Bolonha, resulta numa formação académica agora correlacionada com a formação em História dando origem ao Curso de Mestrado em Ensino da História e Geografia. Ao longo destes anos tratou-se de promover uma formação inicial que fomentasse o desenvolvimento de capacidades e atitudes conducentes a um desempenho profissional reflexivo, problematizador crítico e em formação permanente. Neste estudo pretendemos dar a conhecer como professores de Geografia formados por esta Faculdade se apropriaram das concepções curriculares e modos de trabalho pedagógico desenvolvidos e que sentidos e significados foram desencadeados ao nível das práticas. Pretendemos contribuir para uma reflexão e desenvolvimento da formação de professores de Geografia desenvolvida nesta Faculdade, agora que se encontra ligado à formação de professores de História e novos desafios e constrangimentos se nos colocam nesta modalidade de formação. |
Subject: | Ciências exactas e naturais Natural sciences |
Scientific areas: | Ciências exactas e naturais Natural sciences |
URI: | https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/83173 |
Source: | Ensino Superior: Inovação e Qualidade na Docência |
Document Type: | Capítulo ou Parte de Livro |
Rights: | openAccess |
License: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ |
Appears in Collections: | FLUP - Capítulo ou Parte de Livro |
This item is licensed under a Creative Commons License