Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10216/82628
Autor(es): David Fernandes Felício
Título: Mobilidade como elemento de requalificação do espaço público - o exemplo de Copenhaga
Data de publicação: 2014-06-05
Resumo: Over the years, the development and growth of cities aimed to meet the needs of its inhabitants, with a balance in the streets between these needs and urgencies of mobility within the urban space. Mobility, with the Industrial Revolution, began to gain more and more importance in the growth of cities. With mobility becoming a central element in the development of the cities, there began to be an inequity in the street made it difficult social practices, with the City of the Modern Movement this imbalance came to an outmost with the street becoming uncharacteristic and transformed in the process into a via. The City of the Modern Movement had great influence on the city restructuring in the post-war period. This influence is present in Copenhagen, visible with the Fingerplanen from 1947. However from the sixties an effort was made to reverse the negative effects of the implementation of this plan. This work will focus on the study of the changes introduced in the field of mobility in connection with the statements made in various public spaces that have happened in the city from the sixties, focusing on three specific cases. The first case focuses on the humanization of the public spaces of the city centre, the creation of pedestrian zones process, which before 1962 were occupied by the increasing use of automobiles in the city resulting from the application of modernist plan for the expansion of the city Fingerplanen. The second case refers to the study of the interventions made in Nørrebrogade Street, one of the main axes of mobility between centre and periphery. Finally, the last case study of urban park Superkilen, a public space designed along a bike path.
Descrição: Ao longo dos anos, o desenvolvimento e crescimento de cidades teve como objectivo dar resposta às necessidades dos seus habitantes, havendo um equilíbrio nas ruas entre estas necessidades e as urgências de mobilidade dentro da urbe. A mobilidade, com a Revolução Industrial, começou a ganhar cada vez mais importância na expansão das cidades. Com a mobilidade a tornar-se um elemento central no desenvolvimento das cidades, começou a haver um desequilíbrio na rua que dificultou as práticas sociais, com a Cidade do Movimento Moderno este desequilíbrio chegou a um extremo sendo a rua descaracterizada e transformada em via. A Cidade do Movimento Moderno, teve grande influência na restruturação das cidades no pós-guerra. Esta influência está presente em Copenhaga, visível no Fingerplanen de 1947. Contudo a partir da década de sessenta um esforço foi feito para reverter os efeitos negativos da aplicação deste plano. Este trabalho centrar-se-á no estudo das mudanças introduzidas no domínio da mobilidade em conexão com as intervenções feitas em diversos espaços públicos que aconteceram na cidade a partir da década de sessenta, focando em três casos específicos. O primeiro caso centra-se no processo de humanização dos espaços públicos do centro da cidade, pela criação de zonas pedonais, que antes de 1962 estavam ocupados pelo crescente uso do automóvel resultante da aplicação na cidade do plano modernista para a expansão da cidade Fingerplanen. O segundo caso remete-se ao estudo das intervenções feitas na rua de Nørrebrogade, um dos principais eixos de mobilidade entre centro e periferia. Por último, o caso de estudo do parque urbano Superkilen, espaço público projetado ao longo de uma ciclovia.
Assunto: Artes
Arts
Áreas do conhecimento: Humanidades::Artes
Humanities::Arts
Identificador TID: 201543958
URI: https://hdl.handle.net/10216/82628
Tipo de Documento: Dissertação
Condições de Acesso: openAccess
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
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