Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10216/80417
Autor(es): Joana Inês Ribeiro de Brito
Título: Os materiais, as formas e os espaços na arquitectura de Eduardo Souto Moura. A casa de Alcanena
Data de publicação: 2012-11-08
Descrição: Pretendi com esta dissertação desenvolver uma investigação sobre o papel dos materiais no projecto arquitectónico. Vivemos num contexto em que o mercado da construção disponibiliza um leque de materiais ilimitado, perante o qual, a arquitectura contemporânea parece perder as referências no momento da materialização das formas. Face à necessidade de reflectir sobre este assunto, tentei clarificar quais as possíveis motivações que orientam o projecto quanto à escolha dos materiais. Identifiquei e procurei compreender algumas estratégias projectuais nas quais a escolha dos materiais vem contribuir significativamente para a harmonia da arquitectura. Dada a já longa investigação desenvolvida pelo arquitecto Eduardo Souto de Moura quanto aos materiais e à forma singular como estes surgem na sua obra, esta constituiu o objecto de estudo para a aproximação a este tema. A partir da análise de uma das suas obras, a Casa de Alcanena, levantaram-se questões mais abrangentes e ligações a outras obras procurando esclarecer o modo como o arquitecto Souto de Moura trabalha os materiais. Rapidamente percebi que a questão dos materiais não poderia ser separada das formas e espaços que se criam, tornando-se fundamental a compreensão dessa relação que, no fundo, está na base de uma aplicação lógica dos materiais. O objectivo passou por entender como a definição dos materiais e o significado que o arquitecto lhes dá concorrem para a coerência da sua obra, entendendo, assim, qual a estratégia ou linha condutora que sustenta o seu modo singular de conceber e entender os materiais na arquitectura. Após uma análise detalhada da Casa de Alcanena, constata-se que para a sua compreensão são essenciais as referências à arquitectura romana, à arquitectura popular e à arquitectura do movimento moderno. As referências à arquitectura romana e à arquitectura popular relacionam-se fortemente pois torna-se clara derivação da segunda da primeira como será posteriormente demonstrado. Esta influência diz respeito principalmente à implantação e tipologia da casa. No entanto, a arquitectura construída no sul português poderá ter constituído uma constante referências para outras opções do projecto, dada a relação próxima da casa de Alcanena com todo o tipo de condicionantes do lugar. Apesar do claro interesse em aprofundar estes temas, a abrangência deste trabalho permitirá apenas uma abordagem mais profunda à arquitectura do movimento moderno enquanto referência fundamental para a compreensão da arquitectura e do papel dos materiais nesta casa. As obras de Mies van der Rohe e Le Corbusier estabelecem claras relações com a obra de Eduardo Souto Moura, passando a sua influência, tanto pelo processo de abstracção da forma, como pelos modos de concepção do espaço e de utilização dos materiais que propõem. A partir da compreensão destes materiais, formas e espaços do movimento moderno pretendeu-se interpretar os mesmos no projecto da Casa de Alcanena. Não tive, com este trabalho, a pretensão de acrescentar à investigação arquitectónica um assunto original. Arrisquei assim, abordar mais uma vez Eduardo Souto de Moura e o movimento moderno pois entendo que um contributo à evolução da arquitectura depende em grande parte de um melhor entendimento da arquitectura do presente. Entendi que seria útil um trabalho que reformulasse um tema essencial para o meu futuro profissional, pelo que, apostei na reflexão sobre uma das questões fundamentais da arquitectura que penso que tinha necessidade de compreender mais profundamente.
Assunto: Artes
Arts
Áreas do conhecimento: Humanidades::Artes
Humanities::Arts
URI: https://hdl.handle.net/10216/80417
Tipo de Documento: Dissertação
Condições de Acesso: openAccess
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
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