Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10216/80349
Autor(es): Filipa Cardoso Ferreira da Silva
Título: Ingenuidade e invenção. Um modelo e um ritual na prática da arquitectura.
Data de publicação: 2013-11-08
Resumo: This study addresses particularly to build an ingenious history associated with the presence of an architectural idea, articulated with the invention of a disposition of circumstances, a dialectic of events and beings, a nature and a space that result in the uprising and the discovery of a formal and spiritual vocation. Its subject is so the poetical organization of matter and spirit that witch inspired the creation of a place to feel and think. Imagine a certain reality, developing its energy within the body as a particular network or immaterial creative disposition. Take this human essence and combine up material elements -projectual, immaterial entities, knowledge and experience, heritage and context. Join together the incorporated intentions with the active body. As waiting this gesture, word and formality or any form of ceremony, the relationship with the inhabited space is stranger by the presence of a lack indifferent. In certain about the normal course of the seasons and the constant return of the days, any new nature is naive placing appearances in order, its place and its measure, which causes him so irresistible. Shortly after, under the restlessness and exacerbated curiosity fault of the unmet hysteria need for knowledge and communication, it proceeds to a change of perception. Those who have a tense form of contemplation possibly announce the beginning of the ability to distinguish between the legacy mode of seeing and a new recognition of the reality we see. The same, those who consider that the real thing is rather important than something imaginary, transform the design asleep on utopian conscious. Ask yourself the idea of an intermediate place between the house and the temple. The house belongs to a type of sign or practical reality architected by the desire of man, and represents, in an abstract sense, the beginning of what could or would exist. Understanding this 4 as an opportunity to experience the miracle of creation, it will be able, through a constant discovery or reencounter of the house, create a new order that affirms the dream of divinization. Request the concept of a voyage between two commonplaces. The world before being charted is mapped and measured on depth or mental landscape from which it discover essential truths that shape the identity, that define the art of being, the poetical self being. From Immeuble Molitor to Cimitero di San Cataldo, between Le Corbusier, Louis I. Kahn, Alison Smithson and Aldo Rossi, the collage process or assembling from the transformation of words, images, icons, drawings - into impulses, of emotions, results in the definition of a model and the a ritual in architecture practice.
Descrição: Este estudo trata sobretudo de construir uma engenhosa história associada à presença de uma ideia de arquitectura, articulada com a invenção de uma disposição de circunstâncias, uma dialéctica de acontecimentos e seres, uma natureza e um espaço que resultam na revolta e na descoberta de uma vocação formal e espiritual. O seu assunto é portanto a organização poética da matéria e do espírito que inspiram à criação de um lugar para sentir e pensar. Imagine-se uma certa realidade e a sua energia desenvolverem-se dentro de um determinado corpo como rede imaterial ou disposição criadora. Tome-se esta essência humana e combinem-se elementos materiais-projectuais, entidades imateriais, saber e experiência, património e contexto. Conjuguem-se as intenções incorporadas com o corpo actuante. Enquanto esse espera o gesto, palavra e formalidade ou qualquer forma de cerimónia, a relação com o espaço habitado é de estranheza pela presença de um desconhecimento indiferente. Na certeza sobre o curso normal das estações e o retorno constante dos dias, qualquer nova natureza nasce ingénua colocando as aparências pela ordem, o seu lugar e a sua medida, que lhe provoca de maneira irresistível. Logo depois, por força da inquietude e da curiosidade exacerbada, por culpa da histeria da necessidade insatisfeita de conhecimento e comunicação, procede-se a uma mudança de percepção. Os que possuem uma forma de contemplação tensa anunciam, possivelmente, o início da capacidade de distinguir entre o modo herdado de ver e um novo reconhecimento da realidade que vemos. Os mesmos, os que consideram que uma coisa real não é mais importante que uma coisa imaginária, transformam o desígnio adormecido em utopismo consciente. Solicite-se a ideia de um lugar intermédio entre a casa e o templo. A casa pertence a um tipo de signo ou realidade concreta arquitectada pelo desejo do homem, e representa, em sentido abstracto, o início do que poderia ou iria existir. Entendendo esse estímulo como oportunidade de experimentar o milagre da criação, poder-se-á, através de uma constante descoberta ou reencontro da casa, criar uma nova ordem que afirma o sonho da divinização. Solicite-se o conceito de uma viagem entre dois lugares-comuns. O mundo antes de ser cartografado e medido é mapeado numa dimensão ou paisagem mental a partir da qual se descobrem verdades essenciais que estruturam a identidade, que definem uma arte de ser, uma poética do eu. Do Immeuble Molitor ao Cimitero di San Cataldo, entre Le Corbusier, Louis I. Kahn, Alison Smithson e Aldo Rossi, o processo de colagem ou montagem, da transformação de palavras, imagens, ícones, desenhos - em impulsos, em emoções, resulta na definição de um modelo e um ritual na prática da arquitectura.
Assunto: Artes
Arts
Áreas do conhecimento: Humanidades::Artes
Humanities::Arts
Identificador TID: 201544180
URI: https://hdl.handle.net/10216/80349
Tipo de Documento: Dissertação
Condições de Acesso: openAccess
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
Aparece nas coleções:FAUP - Dissertação

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
23662.pdfIngenuidade e invenção. Um modelo e um ritual na prática da arquitectura.52.07 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons