Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10216/80315
Autor(es): Ariana Araújo Marques da Silva
Título: Homem, Espaço e Tempo: os lugares da arquitectura.
Data de publicação: 2013-11-05
Resumo: This dissertation, drawn upon architectural theory, attempts to understand the realms and moments of the production, perception and experience of architectonic space and its bodies. Considering Architecture as indivisible from the relationship that man has with space in time, it is proposed to understand in which way the production of space in Architecture determines actions, relationships and the experience - physical, mental, social and intimate - of the dweller. In the first moment, through Maurice Merleau-Ponty and Henri Lefebvre, we proceed to the identification and study of the three primary realms of Architecture: Man, Space and Time. Though distinct, these domains are not considered autonomous entities, but agents, and at the same time, product of a continuous process of mutual redefinition. Thus, it is intended to hold Man - carrier of body and identity - as responsible for mediating the process of transcending the abstraction that masks space and time; Space is addressed as the horizon of the perceptual experience of the individual and, therefore, inseparable from his subjective presence and action; Time is considered as responsible for organizing the perceptual experience of the relationship between man and space. In the second phase, considering authors like Giancarlo de Carlo, architect, and the philosopher Martin Heidegger, it is intended to understand how the said realms relate in the process of the production of space in Architecture. Through the study of the moments and agents responsible for mediating this process, it is important to examine in which way the architectonic space and its bodies inflect or reflect social and spatial practices. Thus, emphasizing the idea that there isn't only one space but multiple space-times, result of the individual subjectivity, it is proposed to address possible architectonic practices capable of embodying the spontaneous, ethereal, and living dimension of dwelling. This dissertation intends to contribute for the study of the architect's practice, highlighting the need for a critical position in relation to the context in which it operates.
Descrição: Esta dissertação, desenvolvida no campo da teoria da Arquitectura, tem por objecto os domínios e momentos da produção, percepção e experimentação dos espaços arquitectónicos e seus corpos. Considerando a Arquitectura como indissociável da relação que o homem estabelece com o espaço no tempo, este estudo tem como objectivo compreender em que medida a produção do espaço arquitectónico influi nas acções, relações e vivências (físicas, mentais, sociais e íntimas) dos seus habitantes. Num primeiro momento, partindo de um conjunto de ideias desenvolvidas pelos filósofos Maurice Merleau-Ponty e Henri Lefebvre, procedemos à identificação e estudo dos três domínios primordiais da Arquitectura: Homem, Espaço e Tempo. Estes domínios, apesar de distintos, não são considerados como entidades autónomas, mas como agentes e, ao mesmo tempo, produto de um contínuo processo de mútua redefinição. Neste sentido, reflecte-se acerca do Homem (indivíduo portador de corpo e identidade próprias) enquanto agente responsável por mediar o processo de superação da abstracção presente no espaço e tempo; Expõe-se o Espaço como horizonte da experiência perceptiva do indivíduo e, por isso, indissociável da sua presença e acção subjectivas; E considera-se o Tempo enquanto domínio responsável por organizar a experiência perceptiva da relação que o homem estabelece na vivência do espaço. Num segundo momento, ponderando teorias desenvolvidas por autores como o arquitecto Giancarlo de Carlo e o filósofo Martin Heidegger, e apoiando a reflexão em casos práticos, procura-se compreender como os domínios expostos se relacionam entre si no processo da produção do espaço em Arquitectura. A partir da exposição e estudo dos momentos e agentes responsáveis pela mediação desse processo, pretende-se averiguar em que medida os espaços e corpos arquitectónicos inflectem ou reflectem potenciais experiências e práticas sócio-espaciais. Assim, expondo a ideia que não existe um só espaço mas sim vários espaçostempo, decorrentes da construção subjectiva do indivíduo, pretendemos expor possibilidades de práticas projectuais capazes de abrigar, na sua génese, a dimensão vivencial, espontânea e volátil, do habitar dos indivíduos. A presente investigação pretende, neste sentido, contribuir para o estudo da prática do arquitecto e da Arquitectura, evidenciando a necessidade de um posicionamento crítico relativamente ao contexto em que opera.
Assunto: Artes
Arts
Áreas do conhecimento: Humanidades::Artes
Humanities::Arts
Identificador TID: 201543583
URI: https://hdl.handle.net/10216/80315
Tipo de Documento: Dissertação
Condições de Acesso: openAccess
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
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