Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10216/80249
Autor(es): Maria Leonor Cerqueira Montenegro Soares
Título: O conceito de janela a partir do Movimento Moderno. Sobre quatro obras de Eduardo Souto de Moura
Data de publicação: 2013-11-05
Resumo: This dissertation presents the theme of the window from the Modern Movement explained through the work of some of the most influential architects of the early twentieth century as Adolf Loos, Le Corbusier and Mies van der Rohe. Their works and beliefs were instrumental in the evolution of the window in this period and place the discussion beyond the scope of classical rules. The discourse of the window continues into contemporary architecture with Eduardo Souto de Moura who claims to have great difficulty drawing windows and whose work has affinities with the modern masters. The study of his work process and the identification of different types of windows within their projects aims to relate the form and meaning of this element with different construction methods, luminic qualities and ways of living. In the end, the discussion of this topic is placed within the critical work of some authors that discuss the meaning of the window. It is given special significance to the role of this element in the sensory perception of space as well as its symbolic importance, based on the phenomenology of space of Gaston Bachelard - a French epistemologist of the early twentieth century.
Descrição: A presente dissertação apresenta o tema da janela a partir do Movimento Moderno através da obra de autores reconhecidamente influentes na arquitectura do início do século XX como Adolf Loos, Le Corbusier e Mies van der Rohe. As suas obras e convicções são exemplificativas das principais mudanças ocorridas neste período e situam a discussão da janela para além dos cânones clássicos. No seguimento destes mestres, e indo ao encontro da continuidade do projecto moderno na actualidade, surge Eduardo Souto de Moura - arquitecto português que em diversas ocasiões afirma ter uma enorme dificuldade em desenhar janelas. O estudo do seu método de trabalho e a identificação de diversos conceitos de janelas nas suas obras pretende estabelecer relações entre a forma e significado deste elemento com diferentes tradições constructivas, qualidades lumínicas e modos de habitar. No final, a discussão deste tema é integrada no âmbito do trabalho crítico de alguns autores que discutem o significado da janela no âmbito da percepção sensorial dos espaços. Nesse sentido, é dado particular ênfase à importância simbólica da janela tendo como base a fenomenologia do espaço de Gaston Bachelard - epistemólogo francês dos ínicios do século XX.
Assunto: Artes
Arts
Áreas do conhecimento: Humanidades::Artes
Humanities::Arts
Identificador TID: 201545500
URI: https://hdl.handle.net/10216/80249
Tipo de Documento: Dissertação
Condições de Acesso: openAccess
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
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