Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/78463
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSofia Alexandra Gonçalves Rodrigues
dc.date.accessioned2022-09-11T05:47:38Z-
dc.date.available2022-09-11T05:47:38Z-
dc.date.issued2015-02-20
dc.date.submitted2015-03-20
dc.identifier.othersigarra:34513
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10216/78463-
dc.descriptionO desenvolvimento da Realidade Aumentada como um conceito e as técnicas disponíveis relacionadas têm vindo a estabilizar ao longo dos anos, permitindo o aparecimento de uma numerosa quantidade de aplicações de Realidade Aumentada em áreas como a medicina, design, manutenção e reparação, anotação e visualização, planeamento de trajectória de robôs, aviação militar e entretimento que tem recebido mais atenção. Embora muitas dessas áreas tenham demonstrado as vantagens da Realidade Aumentada, ainda existem algumas aberturas por preencher. A montagem e manutenção de equipmento, por exemplo, tem sido um tema de estudo investigado minuciosamente. Várias aplicações têm sido desenvolvidas que demonstram os benefícios da Realidade Aumentada em tarefas de montagem, mas o ponto principal de inovação desta dissertação foca-se em permitir a criação de Tutoriais de montagem utilizando Realidade Aumentada através do mesmo sistema de Realidade Aumentada que permite a execução do tutorial. A criação de tutoriais seria efectuada através da utilização de um digitalizador 3D, de modo a identificar cuidadosamente a localização da próxima peça a ser montada.
dc.description.abstractAugmented Reality's development as a concept and available related techniques have been stabilizing throughout the years, allowing a numerous of AR applications to appear in several areas such as medical, design, maintenance and repair, annotation and visualization, robot path planning, military aircraft and entertainment which has received the most attention. While many of those areas have shown the advantages AR can bring, there are still some loopholes that need to be filled. Assembly and maintenance of equipment, for instance, has been a thoroughly investigated subject of study in AR. Many applications have been developed which demonstrate the benefits of AR in assembly tasks, but this dissertation's main innovative point is to allow the creation of AR assembly tutorials using the same AR system that allows its tutorial execution. The creation of tutorials would be carried out through the use of a manual 3D Digitizer, in order to carefully pinpoint each location of the next assembly component.
dc.language.isoeng
dc.rightsopenAccess
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
dc.subjectEngenharia electrotécnica, electrónica e informática
dc.subjectElectrical engineering, Electronic engineering, Information engineering
dc.titleThe Augmented Reality Systems in a Maintenance of Equipment tutorial context
dc.typeDissertação
dc.contributor.uportoFaculdade de Engenharia
dc.identifier.tid201320827
dc.subject.fosCiências da engenharia e tecnologias::Engenharia electrotécnica, electrónica e informática
dc.subject.fosEngineering and technology::Electrical engineering, Electronic engineering, Information engineering
thesis.degree.disciplineMestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação
thesis.degree.grantorFaculdade de Engenharia
thesis.degree.grantorUniversidade do Porto
thesis.degree.level1
Appears in Collections:FEUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
34513.pdfThe Augmented Reality Systems in a Maintenance of Equipment tutorial context6.91 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons