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https://hdl.handle.net/10216/75132
Autor(es): | David de Oliveira Rego |
Título: | Biofeedback Augmented Gameplay: Criação de Uma Framework para o Desenvolvimento de Mecanismos de Interacção Fisiológica em Videojogos Comerciais |
Data de publicação: | 2014-07-18 |
Resumo: | Since the video games were created, the way the user interacts with it hardly changed. The traditional controllers ( keyboard / mouse ) create a physical and emotional barrier between the videogame and the user , and thus , yield a less active and immersive gaming experience. However, in recent years there has been a growing interest in creating new mechanisms in seeking to extend the way we play video games, such as the natural interaction mechanisms. Even though these new mechanisms bring new experiences to users, they do not solve the paradigm of the physical and emotional barrier, because they ignore concepts such as the emotion of the user, among others . In order to fix these issues and make the user an integral part of the video game this project was designed, and aims to create a framework that implements mechanisms of biofeedback. This framework is designed to receive, process and map the physiological data from the user in game controllers, in order to create an immersive gaming experience. |
Descrição: | Desde que os videojogos foram criados, o modo como o utilizador interage com o mesmo praticamente não mudou. Os controladores tradicionais (teclado/rato) criam uma barreira fisica e emocional entre o videojogo e o utilizador, e com isso, originam uma experiência de jogo pouco imersiva e ativa. No entanto, nos últimos anos houve um crescente interesse em criar novos mecanismos na procura de alargar a forma como jogamos os videojogos, tais como os mecanismos de interação natural. Mesmo que estes novos mecanismos tragam novas experiências aos utilizadores, não resolvem o paradigma da barreira física e emocional, porque ignoram conceitos tais como a emoção do utilizador, entre outros. Com o objetivo de corrigir estas falhas e tornar o utilizador uma parte integrante do videojogo, foi concebido este projeto, que visa criar uma framework que implemente mecanismos de biofeedback. Esta framework tem o objetivo de receber, tratar e mapear os dados fisiológicos do utilizador nos controladores de jogo, de forma a criar uma experiência de jogo imersiva. |
Assunto: | Engenharia electrotécnica, electrónica e informática Electrical engineering, Electronic engineering, Information engineering |
Áreas do conhecimento: | Ciências da engenharia e tecnologias::Engenharia electrotécnica, electrónica e informática Engineering and technology::Electrical engineering, Electronic engineering, Information engineering |
Identificador TID: | 201300699 |
URI: | https://hdl.handle.net/10216/75132 |
Tipo de Documento: | Dissertação |
Condições de Acesso: | openAccess |
Licença: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ |
Aparece nas coleções: | FEUP - Dissertação |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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31630.pdf | Biofeedback Augmented Gameplay: Criação de Uma Framework para o Desenvolvimento de Mecanismos de Interacção Fisiológica em Videojogos Comerciais | 1.8 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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