Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10216/74048
Autor(es): Tiago Manuel de Castro Rodrigues
Título: Estimativa de tempos de viagem em ambiente urbano utilizando informação histórica de GPS
Data de publicação: 2014-07-16
Resumo: The prediction of travel time has been studied over the past years and has a high complexity due to many factors that can affect the calculation. Additionally, this issue is a critical point for intelligent transport systems and even for advanced traffic management systems. In this dissertation, will be used data from FP7 project, which comprises hundreds of vehicles equipped with GPS system that ensures full coverage of the main routes in the city of Oporto, Portugal. The travel time can be estimated from historical data and real time data. This work will focus on the calculation of travel time for cars, where the vehicular-network information (great coverage and predictable behavior) will be crossed with information from the users of the application (speeds and behaviors closer to those that occur in the streets) to try to achieve more accurate and robust predictions in urban environment. To validate the calculation of travel time, we will use the GPS data collected from the application sensemycity by non-professional drivers who are a representative sample of the target population
Descrição: A previsão do tempo de viagem tem vindo a ser estudada ao longo dos últimos anos e tem uma complexidade elevada devido a grande quantidade de fatores que podem afetar o seu cálculo. Adicionalmente, este assunto é um ponto critico para os sistemas inteligentes de transportes e até mesmo para sistemas avançados de gestão de tráfego. Na dissertação serão utilizados dados da testbed do projeto FP7 Future Cities que compreende centenas de veículos equipados com dispositivos GPS o que garante uma cobertura total das principais vias da cidade do Porto, Portugal. O tempo de viagem pode ser calculado a partir de dados históricos e dados em tempo real. Este trabalho vai se focar no cálculo do tempo de viagem para automóveis, onde vai ser cruzada informação da rede veicular(grande cobertura e comportamento previsível) com informação de utilizadores da aplicação SenseMyCity(velocidades e comportamentos mais próximos dos utilizados da via pública) para tentar obter previsões mais rigorosas e robustas em ambiente urbano . Para a validação do cálculo do tempo de viagem serão utilizados os dados de GPS recolhidos através da aplicação SenseMyCity utilizada por condutores não profissionais e que são uma amostra do público alvo.
Assunto: Engenharia electrotécnica, electrónica e informática
Electrical engineering, Electronic engineering, Information engineering
Áreas do conhecimento: Ciências da engenharia e tecnologias::Engenharia electrotécnica, electrónica e informática
Engineering and technology::Electrical engineering, Electronic engineering, Information engineering
Identificador TID: 201322110
URI: https://hdl.handle.net/10216/74048
Tipo de Documento: Dissertação
Condições de Acesso: openAccess
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
Aparece nas coleções:FEUP - Dissertação

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
31642.pdfEstimativa de tempos de viagem em ambiente urbano utilizando informação GPS10.25 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons