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dc.creatorPereira, Jorge Manuel Lopes Brandãopt_PT
dc.date.accessioned2009-02-12T10:54:03Z-
dc.date.available2009-02-12T10:54:03Z-
dc.date.created2006pt_PT
dc.date.issued2009-02-12T10:54:03Z-
dc.date.submitted2007-11-26pt_PT
dc.identifier.other031204006pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10216/7318-
dc.descriptionMestrado em Arte Multimédiapt_PT
dc.descriptionO objectivo da presente dissertação é a análise do desenvolvimento e utilização do acto de comunicar inserido num contexto da Cultura Digital. O processo de investigação procura a análise e compreensão da comunicação e das novas características conferidas à mensagem pelo factor multimédia. Reflecte-se sobre os modos como a prática comunicativa realizada com base no multimédia digital impulsiona uma nova forma de interacção comunicativa. A presente dissertação envolveu uma reflexão sobre a dinâmica relacional que se estabelece entre Comunicação, Design e Multimédia. Por um lado, procuram-se definições estruturantes para a comunicação multimédia e a construção das suas mensagens, num processo mediado pela Semiótica e seu estudo de signos e ampliado pela Mediologia para um conceito de transmissão cultural. Por outro lado, apresenta-se a Cultura Digital numa perspectiva histórica-evolutiva, contextualizando em termos tecnológicos e conceptuais o percurso que define a comunicação multimédia como a concebemos hoje. É, finalmente, analisado o novo espaço de comunicação digital, onde o design e arte multimédia se assumem como processo de investigação. O acto de comunicar entre indivíduos é um processo construído e adquirido. Além de tornar as mensagens em códigos úteis e compreensíveis, o multimédia é, fundamentalmente, comunicação, e as interacções resultantes deste processo reformulam o modelo de comunicação, tornando-o um campo de criação colectiva da mensagem.pt_PT
dc.description.abstractThe purpose of this dissertation is the analysis of the development and use of the act of communicating in a Digital Culture context. The investigation process seeks the analysis and understanding of communication and the new features that the multimedia factor offers the message. It considers the ways how communication based upon digital multimedia impels a new shape of interactive communication. The present dissertation involved a reflection on the relational dynamics established between Communication, Design and Multimedia. On one hand, structural definitions for the multimedia communication and the construction of their messages were sought, in a process mediated by the Semiotics and its study of signs, and enhanced by Mediology to a concept of cultural transmission. On the other hand, the Digital Culture is presented in a historical-evolutionary perspective, contextualizing the course that defines the multimedia communication as we conceived it today, in technological and conceptual terms. Finally, the new avenue of digital communication is analysed, where design and multimedia art are assumed as an investigation process. The act of communicating between individuals is a built and acquired process. Besides transforming messages into useful and comprehensible codes, multimedia is, in its essence, communication, and the resulting interactions of this process reinvent the communication model, turning it into a field of message collective creation.pt_PT
dc.languageporpt_PT
dc.publisherFaculdade de Belas Artes da Universidade do Portopt_PT
dc.publisherFBAUPpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectARTEpt_PT
dc.subjectPortopt_PT
dc.titleA comunicação multimédia e a construção mediada da mensagempt_PT
dc.typeDissertaçãopt_PT
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