Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10216/71845
Author(s): | Couto, Vânia Sofia Lopes Sengo Freixo de Oliveira |
Title: | Indisciplina na escola : Um estudo sobre os comportamentos de (in)disciplina de alunos de Cursos Profissionais |
Publisher: | Porto : [Edição do Autor] |
Issue Date: | 2013 |
Abstract: | A(in)disciplina escolar é um dos temas frequentemente debatidos pelos professores e que os preocupa. Sendo a sala de aula o espaço por excelência onde se confrontam os poderes do professor e do aluno, a interação que aí se verifica é potenciadora de um processo que se vai ajustando constantemente. O objetivo geral desta investigação é compreender a (in)disciplina na sala de aula, analisando as relações de controlo e de poder. Pretende-se também perceber a relação entre os comportamentos de (in)disciplina e as práticas pedagógicas dos professores, explorando as razões subjacentes a essa relação. O objetivo específico desta investigação é analisar a (in)disciplina dos alunos de cursos profissionais em contexto de sala de aula na Escola Profissional de Espinho numa amostra constituída por 155 alunos provenientes esta escola. Verificou-se que a maior parte dos alunos constituintes da amostra apresentam uma postura satisfatória em contexto de sala de aula e possuem a noção dos comportamentos considerados indisciplina. Neste estudo, mais de metade da amostra nunca teve participações disciplinares e considera que tem mais regras na escola do que em contexto familiar. |
Subject: | Educação Ensino profissional Indisciplina escolar |
URI: | http://hdl.handle.net/10216/71845 |
Catalogue Link: | http://aleph.letras.up.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000228377 |
Document Type: | Dissertação |
Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | FLUP - Dissertação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tesemestvaniacoutoindisciplina000222520.pdf | 742.78 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.