Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/67229
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPérez Pérez, Noemípt_PT
dc.date.accessioned2013-07-16T23:12:28Z-
dc.date.available2013-07-16T23:12:28Z-
dc.date.issued2012pt_PT
dc.identifier.other000222784pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10216/67229-
dc.description.abstractEsta tese de doutoramento visa analisar o conteúdo cultural incluído em cinco livros de texto de Espanhol como Língua Estrangeira dirigidos a estudantes portugueses de níveis educativos não universitários. Antes de realizar o exame das obras selecionadas, foi definido o conceito de cultura aplicado ao ensino de idiomas e foram avaliadas as complicações que surgem aquando da inclusão deste tipo de matéria no dia a dia da prática docente. Estas têm a ver, nomeadamente, com questões relacionadas com o conjunto dos conteúdos que devem ser ensinados, com a maneira como devem ser introduzidos, com o enfoque que deve ser empregue, com a sua avaliação e, ainda, com as limitações que apresentam os livros de texto em relação a este assunto. Estas dificuldades provocam dúvidas e inseguranças que fazem com que os docentes optem por tratar de maneira superficial, ou até mesmo suprimir, este tipo de conteúdos tão necessário no estudo da língua como, ao mesmo tempo, tão ignorado. É por esta razão que achamos ser possível afirmar que a componente cultural continua a ser a grande ausente no ensino de línguas. Por outro lado, a omissão das informações culturais, a abordagem trivial que é habitual dar aos dados que aparecem sobre a cultura meta ou a inclusão de estereótipos nos livros de texto influenciam decisivamente a imagem estática, parcial e artificial que é oferecida do ‘Outro’. Isto é o que acontece com o retrato que é feito de Espanha em muitas obras didáticas destinadas ao estudo do espanhol, e também com a ideia do país que a nível internacional tem sido construída. Após a abordagem teórica dos conceitos e aspectos chave relacionados com o ensino da cultura meta, foi levado a cabo o exame individual dos conteúdos culturais para o qual foi elaborada uma tabela que nos permitiu extrair dados quantitativos que, por sua vez, interpretámos (...).pt_PT
dc.languagespapt_PT
dc.publisherPorto : [Edição do Autor]pt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.source.urihttp://aleph.letras.up.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000222784pt_PT
dc.subjectCulturapt_PT
dc.subjectLíngua espanhola - Ensinopt_PT
dc.subjectLínguas - Ensinopt_PT
dc.titleAnálisis del contenido cultural en libros de texto de español como lengua extranjera destinados a estudiantes portuguesespt_PT
dc.typeTesept_PT
Appears in Collections:FLUP - Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000198426.pdf2.35 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.