Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10216/66470
Author(s): Ludovino, Poliana Nair Borges
Title: A aprendizagem cooperativa : uma metodologia a aplicar nas disciplinas de História e de Geografia
Publisher: Porto : [Edição do Autor]
Issue Date: 2012
Abstract: Sendo a Escola uma instituição social e reprodutora da vida em comunidade, com a difícil tarefa de formar jovens para a vida em sociedade, julgamos que devem ser utilizadas outras metodologias de ensino-aprendizagem que preparem os jovens para uma vida profissional e social cada vez mais exigente em que o trabalho de equipa, de partilha é cada vez mais valorizado. Assim, ao longo do ano de estágio foi aplicada a metodologia da aprendizagem cooperativa nas disciplinas de História e de Geografia, através da realização de trabalhos de grupo com objetivos específicos. Aquando da realização desses trabalhos podemos verificar a relação que os elementos iam estabelecendo uns com os outros, o seu desempenho e se houve, efetivamente, aprendizagens significativas em relação às temáticas exploradas. Após a análise de uma série de dados, recolhidos ao longo das aulas de trabalho de grupo, tentamos perceber se existem, de facto, vantagens na aplicação da aprendizagem cooperativa como o desenvolvimento de competências sociais e específicas, para além de promover melhorias nos resultados escolares dos alunos em relação às disciplinas de História e Geografia.
Subject: Aprendizagem
Ensino - Metodologia
Trabalho de grupo
Sucesso escolar
URI: http://hdl.handle.net/10216/66470
Catalogue Link: http://aleph.letras.up.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000221527
Document Type: Dissertação
Rights: openAccess
Appears in Collections:FLUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000193303.pdf1.94 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.