Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/66435
Author(s): Vaz, Patrícia Alexandra Sampaio Pinheiro
Title: Os recursos multimédia e a retenção de vocabulário na aprendizagem da língua inglesa no 1º ciclo do ensino básico
Publisher: Porto : [Edição do Autor]
Issue Date: 2012
Abstract: As novas tecnologias trouxeram novas possibilidades ao ensino. Através da diversificação de estratégias e materiais, de cariz audiovisual e progressivamente interativo, os recursos tecnológicos ao dispor do professor permitiram uma aproximação do ambiente de sala de aula à vivência dos alunos do século XXI e à sua forma de pensar, agir e de se relacionar com o outro. Contudo, esta revolução também acarretou receio e insegurança por parte dos educadores que, tendo nascido e crescido numa época que era analógica, se veem agora confrontados com o obsoletismo dos seus, agora chamados “tradicionais” métodos de ensino, sentindo necessidade de rever a sua metodologia, pois esta parece não mais captar o interesse e motivar os alunos de hoje. O presente relatório abre portas à reflexão sobre as implicações que a utilização de atividades com recursos multimédia, nomeadamente de pendor interativo, poderá ter na retenção de vocabulário no ensino precoce da língua inglesa. Neste trabalho, problematizam-se alguns dos aspetos que caraterizam o complexo processo que é a aprendizagem de uma língua estrangeira, como a motivação e a memória, mas também algumas especificidades relacionadas com a forma como as crianças aprendem, e procede-se à apresentação de um estudo de investigação-ação que demonstra que a utilização de atividades com recursos multimédia, nomeadamente interativa, pode promover a retenção de vocabulário num nível inicial de aprendizagem da língua inglesa.
Subject: Audiovisual - Utilização em sala de aula
Língua inglesa - Aprendizagem
Língua inglesa - Ensino
Tecnologia educativa
URI: http://hdl.handle.net/10216/66435
Catalogue Link: http://aleph.letras.up.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000221470
Document Type: Dissertação
Rights: openAccess
Appears in Collections:FLUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tesemestpatriciavazrecursos000193109.pdf16.81 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.