Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10216/66351
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Brito, Ana Luísa da Silva | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2013-05-29T23:15:13Z | - |
dc.date.available | 2013-05-29T23:15:13Z | - |
dc.date.issued | 2012 | pt_PT |
dc.identifier.other | 000221227 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10216/66351 | - |
dc.description.abstract | Procurando percorrer um ensino que desenvolva no aluno um olhar crítico e reflexivo sobre o mundo que o rodeia, torna-se imperativo desenvolver nos alunos habilidades e competências que permitam, entre outras coisas, a interpretação de textos e comunicações das mais diversas áreas da Ciência, de tal forma que torne possível o posicionamento crítico em relação a esses temas presentes no seu quotidiano. Neste sentido, com este trabalho pretendemos demonstrar que um dos meios de comunicação social que pode ser utilizado em contexto de sala de aula, a fim de constituir um recurso motivador e facilitador do processo ensino-aprendizagem, ou ainda um instrumento promotor de uma literacia científica por parte dos alunos, é o jornal. A fim de comprovar estes nossos pressupostos teóricos, desenvolvemos uma metodologia que assentou na lecionação de uma temática recorrendo, numa primeira fase ao tratamento de notícias e num momento posterior à produção de uma notícia, tudo isto através de fichas de trabalho devidamente orientadas neste sentido. Desta feita, validamos os jornais enquanto fonte de riqueza de material importante para o estudo das Ciências, mas também enquanto instrumentos potenciadores de aprendizagens significativas. Com efeito, pelas respostas dos estudantes dadas sobre as notícias trabalhadas, ficou evidente que a partir das mesmas compreenderam de forma proficiente as temáticas em abordagem. Além disso, a produção de notícias permitiunos perceber que os discentes se baseavam em conhecimentos anteriormente tratados nas notícias, facto que comprova a eficiente assimilação e compreensão da informação temática. Estas notícias elaboradas por todos os elementos das turmas, continham ainda as opiniões e deduções retiradas dos alunos sobre os assuntos em análise, facto que revela que estas atividades foram, sem dúvida alguma, bastante motivadoras e proveitosas. | pt_PT |
dc.language | por | pt_PT |
dc.publisher | Porto : [Edição do Autor] | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.source.uri | http://aleph.letras.up.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000221227 | pt_PT |
dc.subject | Geografia - Ensino | pt_PT |
dc.subject | História - Ensino | pt_PT |
dc.subject | Imprensa - Utilização em sala de aula | pt_PT |
dc.title | O contributo dos jornais no ensino da História e Geografia | pt_PT |
dc.type | Dissertação | pt_PT |
Appears in Collections: | FLUP - Dissertação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tesemestanaluisabritocontributo000192149.pdf | 1.54 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.