Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10216/60847
Autor(es): | João Pedro Pêgo Amélia Lopes Ana Mouraz José Manuel Martins Ferreira |
Título: | De par em par na Universidade do Porto: um programa multidisciplinar de observação de aulas em parceria |
Data de publicação: | 2011 |
Descrição: | A observação de aulas em parceria, ou observação de pares é um meio eficaz na melhoria da qualidade do ensino superior. A sua aplicação é comum nas instituições do mundo anglo-saxónico, e reconhecida a nível mundial. Esta comunicação faz a apresentação do programa de observação de aulas em parceria da Universidade do Porto, Portugal. Este programa diferencia-se dos demais pelo seu carácter multidisciplinar, juntando docentes de faculdades diferentes durante as observações, daí resultando uma partilha profunda e diversa de práticas pedagógicas. Após um período experimental de três semestres nas Faculdades de Engenharia e de Psicologia e Ciências da Educação, foi alargado o seu âmbito às restantes faculdades. Este artigo começa por explicar o modelo organizativo projectado, seguido da descrição dos métodos usados para a observação de aulas em parceria e finalizando com o relato do estado de implementação do programa. |
Assunto: | Ciências da educação Educational sciences |
Áreas do conhecimento: | Ciências sociais::Ciências da educação Social sciences::Educational sciences |
URI: | https://hdl.handle.net/10216/60847 |
Fonte: | Jornada de Inovação Educativa 2011 |
Tipo de Documento: | Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional |
Condições de Acesso: | openAccess |
Licença: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ |
Aparece nas coleções: | FEUP - Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional FPCEUP - Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional |
Este registo está protegido por Licença Creative Commons