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dc.creatorRodrigues, Vera Patrícia da Rocha Conceiçãopt_PT
dc.date.accessioned2012-01-21T05:47:03Z-
dc.date.available2012-01-21T05:47:03Z-
dc.date.issued2010pt_PT
dc.identifier.other000207043pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10216/56027-
dc.description.abstractEsta investigação debruça-se sobre o trabalho dos trabalhadores/as do centro comercial Marshopping e analisa em concreto a actividade laboral nas lojas de comércio a retalho de vestuário e de ourivesaria. Pretende desmitificar a natureza e tentar perceber como é que estes trabalhadores/as encaram a precariedade e a flexibilidade dos contratos de trabalho aos quais estão sujeitos. Deste modo, é tido em especial atenção o perfil detalhado dos perfis destes trabalhadores/as e das estruturas comerciais onde laboram, é realçada a estrutura do centro comercial considerada como o baluarte das transformações das duas últimas décadas em Portugal. O trabalho dissecado harmoniza-se com a actividade realizada pelos/as vendedores/as do comércio de vestuário e ourivesaria que se encontram em contacto directo com a figura do/a cliente. É destacado a forma como estes encaram o seu trabalho, onde este pressupõe a existência de uma relação de serviço com especificidades próprias tributárias da natureza concreta das tarefas realizadas por estes/as trabalhadores/as. Nestas actividades (comércio de vestuário e ourivesaria) é notória a existência de uma relação construída subjectivamente no espaço social do trabalho. Satisfação e motivação são palavras de ordem, pois existe a tentativa de compreender qual a posição destes trabalhadores/as que na sua maioria são licenciados e executam tarefas fora das suas áreas de formação. Neste contexto de trabalho será possível contrariar posições defensoras da progressiva generalização do trabalho nas sociedades terciarizadas contemporâneas. A estratégia metodológica utilizada na investigação assenta numa combinação mista, que conjuga abordagens mais quantitativas através do inquérito por questionário e abordagens mais qualitativas através da realização de entrevistas de entrevistas individuais. (...)pt_PT
dc.languageporpt_PT
dc.publisherPorto : [Edição do Autor]pt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.source.urihttp://aleph.letras.up.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000207043pt_PT
dc.subjectEmprego - Portugalpt_PT
dc.subjectTrabalho - Precariedadept_PT
dc.subjectCentro comercialpt_PT
dc.titlePrecariedade laboral em contexto do shopping : Marshopping, um caso práticopt_PT
dc.typeDissertaçãopt_PT
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