Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/55943
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dc.creatorSantos, Georgete da Silvapt_PT
dc.date.accessioned2012-01-21T03:15:22Z-
dc.date.available2012-01-21T03:15:22Z-
dc.date.issued2010pt_PT
dc.identifier.other000207082pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10216/55943-
dc.description.abstractAs Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) apresentam-se, no campo educacional, como instrumentos de proeminente importância para as práticas pedagógicas. Cabe ao estudo apresentado evidenciar as potencialidades das TIC, enquanto recursos catalisadores de aprendizagens significativas, que as tornam fomentadoras da comunicação oral dos aprendentes de PLNM. Atentando na importância que as práticas comunicativas orais têm para o aluno de PLNM, na medida em que a comunicação oral lhe possibilita uma maior facilidade a nível da sua integração social, bem como o exercício activo da cidadania, o docente de Português para estrangeiros deverá socorrer-se dos recursos tecnológicos que as sociedades contemporâneas disponibilizam. Desta forma, o professor poderá auxiliar o aprendente no seu processo de aprendizagem, tornando-o capaz de mobilizar os seus conhecimentos linguísticos, sociolinguísticos, pragmáticos e estratégicos, com vista a realizar actos comunicativos adequados a práticas diversificadas. Com vista a efectuar-se uma abordagem mais reflexiva e consistente sobre a relevância da integração das TIC na prática pedagógica, em particular no sentido de promover o incremento de competências a nível do domínio oral dos alunos de PLNM, o presente trabalho de carácter investigativo encontra-se estruturado em três capítulos. O primeiro capítulo é relativo à revisão da literatura atinente ao emprego das TIC no campo educacional e à importância da comunicação oral para os alunos de PLNM; o segundo capítulo concentra-se na exposição da metodologia investigativa adoptada e o terceiro apresenta algumas propostas pedagógico-didácticas, que valem não como modelo, mas como uma possibilidade a considerar.pt_PT
dc.languageporpt_PT
dc.publisherPorto : [Edição do Autor]pt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.source.urihttp://aleph.letras.up.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000207082pt_PT
dc.subjectComunicação oralpt_PT
dc.subjectPortuguês língua estrangeira - Ensinopt_PT
dc.subjectTecnologias da informaçãopt_PT
dc.titleA tecnologias de informação e comunicação na promoção da comunicação oral dos alunos de português língua não maternapt_PT
dc.typeDissertaçãopt_PT
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