Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10216/55708
Author(s): | Leite, Vânia Raquel Moreira |
Title: | Conteúdos culturais na aula de língua estrnageira : agentes de motivação dos alunos com facilidade de aprendizagem |
Publisher: | Porto : [Edição do Autor] |
Issue Date: | 2010 |
Abstract: | Na sociedade global em que vivemos hoje, a aprendizagem das Línguas estrangeiras e a abordagem da Cultura mundial tomam-se processos de grande importância. Cabe ao professor mediar o contacto dos alunos com essa Cultura de forma a tomá-los seres com uma maior visão sobre o Mundo. É também função do professor desenvolver estratégias que ajudem a motivar os alunos para essa aprendizagem, daí decorre a importância do estudo de formas que possam impulsionar a motivação nas turmas da actualidade, que muitas vezes apresentam um quadro de alunos definido por nível elevado de conhecimento da Língua e de experiência social e cultural. Este Projecto desenvolvido com uma turma de Inglês e uma turma de Alemão procura então relacionar a motivação e a cultura, de forma a observar se os alunos com maior facilidade conseguem ficar mais motivados para a aprendizagem quando expostos a referências culturais que envolvam o processo de aperfeiçoamento da Língua. Todas as turmas são únicas e reagem de formas diferentes; este relatório pretende expor os resultados observados nestas duas turmas e traduzir a importância das referências culturais nas aulas de Língua estrangeira, ainda que não seja possível afirmar que as referências culturais por si só desencadeiem o aumento da motivação de todos os alunos. |
Subject: | Língua estrangeira - Aprendizagem Língua estrangeira - Ensino |
URI: | http://hdl.handle.net/10216/55708 |
Catalogue Link: | http://aleph.letras.up.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000206758 |
Document Type: | Dissertação |
Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | FLUP - Dissertação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TESEMESVANIALEITE000126600.pdf | 9.55 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.