Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10216/54891
Author(s): | Moscoso, Maria da Conceição Lopes |
Title: | As TIC no ensino do Espanhol Língua Estrangeira |
Publisher: | Porto : [Edição do Autor] |
Issue Date: | 2010 |
Abstract: | Esta tese tem como objectivo principal demonstrar a importância das TIC e a sua integração no ensino do Espanhol Língua Estrangeira, recorrendo às funcionalidades que a plataforma Moodle apresenta enquanto ferramenta de trabalho no processo de ensino-aprendizagem. Numa primeira parte, tentámos elaborar uma perspectiva evolutiva das TIC e das suas potencialidades para o ensino, com especial ênfase na perspectiva do ensino à distância ou semi-presencial (b-learning). Apresentámos, de igual modo, as diversas perspectivas existentes sobre o espaço e a importância que devem/podem ser dados ao ensino com recurso às TIC, assim como as competências essenciais que estas estratégias permitem desenvolver. Na segunda parte, analisámos o que de mais relevante se pode realizar com recurso a várias ferramentas e software educativo, demonstrando o que foi construido para a (auto)aprendizagem dos alunos com recurso à plataforma Moodle disponível na escola. Nesta sequência, fizemos a ponte com algumas das actividades e tarefas que levámos a efeito nas aulas e que eram complementadas pelas actividades propostas na plataforma. A conclusão visou avaliar até que ponto as TIC podem melhorar e beneficiar o ensino das línguas, desenvolvendo capacidades fundamentais e transversais ao percurso escolar e vivencial dos alunos. |
URI: | http://hdl.handle.net/10216/54891 |
Catalogue Link: | http://aleph.letras.up.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000205754 |
Document Type: | Dissertação |
Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | FLUP - Dissertação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tesemestmariamoscoso000123137.pdf | 533.31 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.