Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/20315
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorChaves, Maria do Rosário Rito e Melopt_PT
dc.date.accessioned2012-01-21T02:47:18Z-
dc.date.available2012-01-21T02:47:18Z-
dc.date.issued2009pt_PT
dc.identifier.other000196763pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10216/20315-
dc.description.abstractO objecto deste estudo recaiu na análise dos projectos de empreendedorismo aplicados pela Associação "Aprender a Empreender" – Junior Achievement Portugal em duas escolas da Grande Área Metropolitana de Lisboa. A pertinência do estudo reside na análise do empreendedorismo no âmbito escolar, que se apresenta como um enorme desafio na aquisição de novas competências, preocupando-se com a transferência e mobilização dos saberes adquiridos na escola. Deste modo, torna-se importante equacionar a relação do empreendedorismo com o binómio ensino/aprendizagem de saberes capazes de potenciar competências-chave por parte dos jovens que começam a ter contacto com o empreendedorismo, no âmbito escolar. Os programas de empreendedorismo aplicados na escola tendem a estar orientados para o desenvolvimento de competências de criatividade, de auto-confiança para solucionar problemas, para tomar decisões, para ter iniciativa, para inovar, competências estas exigidas e valorizadas, cada vez mais, no mundo do trabalho. A escola enquanto espaço de socialização e formação dos jovens é determinante na construção dos saberes inerentes a estas novas competências (aprender a empreender). A cultura do empreendedorismo veiculado na escola concorre para a incorporação de competências empreendedoras que se pretendem duráveis e são hoje consideradas essenciais ao desenvolvimento profissional e pessoal futuro dos jovens. Assim sendo, nesta dissertação de mestrado abordamos o fenómeno do empreendedorismo enquanto um novo paradigma de ensino-aprendizagem que potencia o desenvolvimento de competências nos jovens para além de ser um veículo de motivação pessoal e profissional. (...)pt_PT
dc.languageporpt_PT
dc.publisherPorto : [Edição do Autor]pt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.source.urihttp://aleph.letras.up.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000196763pt_PT
dc.subjectEmpreendedorismopt_PT
dc.subjectEscolapt_PT
dc.subjectCompetênciaspt_PT
dc.subjectMotivaçãopt_PT
dc.titleEmpreendedorismo na escola : a emergência de um outro paradigma na educação/formaçãopt_PT
dc.typeDissertaçãopt_PT
Appears in Collections:FLUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mestmariachavesempreendedorismo000084946.pdf1.46 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.