Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/19571
Author(s): Helena Araújo
Title: As pioneiras na educação: as professoras primárias na viragem do século contextos, percursos e experiências, 1870-1933
Issue Date: 2000
Description: Este estudo aborda o processo da construção do ensinar na escola primária em Portugal, como trabalho de mulheres, no período que decorre entre 1870 e 1933, procurando tornar visíveis percursos e subjectividades de professoras , revelando as suas identidades e experiências e as formas como lutaram, no seu quaotidiano, para dar sentido às vidas familiares e profissionais, com base em histórias de vida. Constitui-se como contributo para perceber não só o processo de "feminização" do ensino, que ocorre durante o período em estudo, mas também o do desenvolviemnto da escola de massas, processo caracterizado, no país, pela sua "precocidade" e também pelo conseito de "construção retórica da educação". As políticas de educaçõ são analisadas no final da monarquia e entre 1910 e 1933, procurando interrogar a "natureza" do Estado, na sua relação com o processo de construção da Escola de Massas e do ensinar como "trabalho de mulheres".
Subject: Ciências da educação
Educational sciences
Scientific areas: Ciências sociais::Ciências da educação
Social sciences::Educational sciences
URI: https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/19571
Document Type: Livro
Rights: openAccess
License: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
Appears in Collections:FPCEUP - Livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
14449.pdf12.62 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons