Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10216/19571
Author(s): | Helena Araújo |
Title: | As pioneiras na educação: as professoras primárias na viragem do século contextos, percursos e experiências, 1870-1933 |
Issue Date: | 2000 |
Description: | Este estudo aborda o processo da construção do ensinar na escola primária em Portugal, como trabalho de mulheres, no período que decorre entre 1870 e 1933, procurando tornar visíveis percursos e subjectividades de professoras , revelando as suas identidades e experiências e as formas como lutaram, no seu quaotidiano, para dar sentido às vidas familiares e profissionais, com base em histórias de vida. Constitui-se como contributo para perceber não só o processo de "feminização" do ensino, que ocorre durante o período em estudo, mas também o do desenvolviemnto da escola de massas, processo caracterizado, no país, pela sua "precocidade" e também pelo conseito de "construção retórica da educação". As políticas de educaçõ são analisadas no final da monarquia e entre 1910 e 1933, procurando interrogar a "natureza" do Estado, na sua relação com o processo de construção da Escola de Massas e do ensinar como "trabalho de mulheres". |
Subject: | Ciências da educação Educational sciences |
Scientific areas: | Ciências sociais::Ciências da educação Social sciences::Educational sciences |
URI: | https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/19571 |
Document Type: | Livro |
Rights: | openAccess |
License: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ |
Appears in Collections: | FPCEUP - Livro |
This item is licensed under a Creative Commons License