Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/19325
Author(s): Costa, Maria do Rosário Simões Carvalho Leitão Pinho da
Title: O texto não literário na aula de língua materna : perspectivas de abordagem didáctica do anúncio publicitário impresso
Publisher: Porto : [Edição do Autor]
Issue Date: 2004
Abstract: No âmbito do tema tratado, esta dissertação procura apresentar, na I Parte, um quadro teórico que sustente a distinção entre literário e não literário e avaliar o papel e a importância que o não literário tem vindo a assumir na didáctica do Português como língua materna. Inclui uma análise dos programas oficiais da disciplina em vigor a partir dos anos 50 do século XX até à actualidade para verificar a representatividade que neles assume o estudo do não literário. Dentre os tipos de texto não literários prescritos no âmbito do ensino do Português é seleccionado o anúncio publicitário impresso sendo apresentados, na II Parte, algumas teorias e conceitos envolvidos na análise do texto publicitário. Essa apresentação é ilustrada com a análise de um corpus de anúncios recolhidos na imprensa actual. Na III Parte, é sugerido um percurso de exploração didáctica desse tipo de texto.
Subject: Anúncio publicitário impresso
Língua materna - Ensino-aprendizagem
Língua portuguesa - Ensino
Linguística
Texto não literário
URI: http://hdl.handle.net/10216/19325
Catalogue Link: http://aleph.letras.up.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000159173
Document Type: Dissertação
Rights: openAccess
Appears in Collections:FLUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FLM09601P000081575.pdf16.8 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.