Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/155303
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGonçalo Manuel da Piedade Pereira Nobre
dc.date.accessioned2023-12-20T00:27:08Z-
dc.date.available2023-12-20T00:27:08Z-
dc.date.issued2023-07-31
dc.date.submitted2023-11-28
dc.identifier.othersigarra:650355
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10216/155303-
dc.descriptionA presente Dissertação de Mestrado estabelece uma relação entre Arquitetura e Dança, sendo privilegiado o corpo como elemento mediador das duas artes, determinante para a Arquitetura e o meio de expressão da Dança. Sendo este um trabalho que conecta duas áreas criativas distintas, foi criado um discurso que abordasse os pontos fundamentais da relação entre ambas. Houve, por isso, uma constante interligação entre arquitetos e coreógrafos/bailarinos, edifício e corpo, e teve-se também em conta conceitos importantes como espaço, tempo e movimento. Foram abordados vários casos de estudo, tanto em contexto nacional como em contexto internacional. Além de estudos teóricos existiu também uma componente experimental através do frequentar de aulas de dança desportiva na escola Alunos de Apolo Lisboa e da participação no workshop Time Scales na 42ª edição da EASA em Calarasi, Roménia. As referências consideradas abrangeram ainda outras áreas de estudo adjacentes à arquitetura como a pintura, a música, a geometria e a matemática, a filosofia e o cinema. Também se conectaram as duas áreas através do desenho, ferramenta essencial na arquitetura e potencialmente útil e interessante para a dança, através do esquisso e da notação do movimento.
dc.description.abstractThis Master's Dissertation establishes a relationship between Architecture and Dance, with the body being privileged as a mediating element of the two arts, decisive for Architecture and the means of expression of Dance. Since this is a work that connects two distinct creative areas, a discourse was created that addressed the fundamental points of the relationship between both. There was, therefore, a constant interconnection between architects and choreographers/dancers, building and body, and important concepts such as space, time and movement were also taken into account. Several case studies were addressed, both in a national and international context. In addition to theoretical studies, there was also an experimental component through attending dance classes at the Alunos de Apolo Lisboa school and participating in the Time Scales workshop at the 42nd edition of EASA in Calarasi, Romania. The references considered also covered other areas of study adjacent to architecture such as painting, music, geometry and mathematics, philosophy and cinema. The two areas were also connected through drawing, an essential tool in architecture and potentially useful and interesting for dance, through sketching and movement notation.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectArtes
dc.subjectArts
dc.titleExplorar o Espaço, um diálogo entre Arquitetura e Dança
dc.typeDissertação
dc.contributor.uportoFaculdade de Arquitectura
dc.identifier.tid203433874
dc.subject.fosHumanidades::Artes
dc.subject.fosHumanities::Arts
thesis.degree.disciplineMestrado Integrado em Arquitetura
thesis.degree.grantorFaculdade de Arquitectura
thesis.degree.grantorUniversidade do Porto
thesis.degree.level1
Appears in Collections:FAUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
650355.pdfExplorar o Espaço, um diálogo entre Arquitetura e Dança20.45 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.