Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10216/137709
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Laertes Gomes da Silva | |
dc.date.accessioned | 2022-09-08T00:39:26Z | - |
dc.date.available | 2022-09-08T00:39:26Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-22 | |
dc.date.submitted | 2021-10-29 | |
dc.identifier.other | sigarra:514786 | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10216/137709 | - |
dc.description | O ano de 2020 será sempre certamente recordado como o ano em que o mundo parou e se transformou a vários níveis devido ao surgimento da COVID-19, uma doença contagiosa que, pelas suas características e nível de risco tanto para o próprio indivíduo como para a saúde pública levou a que as diversas nações do Mundo recorressem a medidas de controlo da liberdade da população. Em Portugal, as principais medidas adotadas foram o confinamento obrigatório, o isolamento profilático e a implementação do teletrabalho na função pública. Um dos setores que sofreu largas modificações em detrimento destas medidas foi o setor da educação, já que, em Abril de 2020, milhares de docentes tiveram de planear e adaptar o seu trabalho aos moldes do ensino a distância de emergência, por forma a garantir que o percurso escolar dos alunos não fosse interrompido durante a fase de confinamento instaurada no país. É neste contexto que surge o âmbito da presente dissertação. O presente trabalho define-se como um estudo exploratório e tem como objetivo geral o de caracterizar o impacto do exercício da docência em teletrabalho na saúde dos docentes de ensino básico portugueses, nos moldes do regime de ensino a distância de emergência implementado em detrimento da pandemia COVID-19, sendo o enfoque específico o do fenómeno da fadiga do "zoom". Para tal, recorreu-se a uma metodologia mista aplicada em duas fases de investigação: primeiramente através da construção e aplicação de um inquérito por questionário online, que continha a Zoom Exhaustion and Fatigue Scale, e em seguida através da realização de entrevistas semiestruturadas e a análise do conteúdo das mesmas sob os pressupostos definidos por Braun e Clarke (2006). Na primeira fase de investigação participaram 94 docentes de ensino básico. Desses 94 docentes, 3 aceitaram participar na segunda fase de investigação. Os dados obtidos na primeira fase de investigação demonstram que o fenómeno da fadiga do zoom teve uma preponderância relevante na amostra, já que as médias das subescalas de Fadiga Geral, Motivacional, Visual, Social e Emocional apresentaram valores superiores ao valor médio da escala (2,5). A análise dos dados obtidos na segunda fase de investigação permitiu a identificação de três grandes temas: fatores potencializadores de fadiga e/exaustão, que inclui subtemas como fatores relacionados com a tecnologia, fatores relacionados com o encarregado de educação, fatores relacionados com o aluno e fatores relacionados com a entidade empregadora; características da atividade docente em teletrabalho, que inclui subtemas como uso dos equipamentos pessoais do docente, digitalização das tarefas e prolongamento da jornada de trabalho; e ainda o impacto do teletrabalho na saúde do docente, que inclui subtemas como sintomas físicos, sintomas psíquicos e sensações experienciadas. | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights | restrictedAccess | |
dc.subject | Psicologia | |
dc.subject | Psychology | |
dc.title | "Zoom fatigue": o impacto do regime de ensino a distância de emergência na saúde dos docentes em teletrabalho | |
dc.type | Dissertação | |
dc.contributor.uporto | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação | |
dc.identifier.tid | 202802639 | |
dc.subject.fos | Ciências sociais::Psicologia | |
dc.subject.fos | Social sciences::Psychology | |
thesis.degree.discipline | Mestrado Integrado em Psicologia | |
thesis.degree.grantor | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação | |
thesis.degree.grantor | Universidade do Porto | |
thesis.degree.level | 1 | |
Appears in Collections: | FPCEUP - Dissertação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
514786.1.pdf Restricted Access | Parecer da Orientadora de Dissertação | 181.47 kB | Adobe PDF | Request a copy from the Author(s) |
514786.pdf | "Zoom fatigue": o impacto do regime de ensino a distância de emergência na saúde dos docentes em teletrabalho | 779.08 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.