Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/137709
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dc.creatorLaertes Gomes da Silva
dc.date.accessioned2022-09-08T00:39:26Z-
dc.date.available2022-09-08T00:39:26Z-
dc.date.issued2021-11-22
dc.date.submitted2021-10-29
dc.identifier.othersigarra:514786
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10216/137709-
dc.descriptionO ano de 2020 será sempre certamente recordado como o ano em que o mundo parou e se transformou a vários níveis devido ao surgimento da COVID-19, uma doença contagiosa que, pelas suas características e nível de risco tanto para o próprio indivíduo como para a saúde pública levou a que as diversas nações do Mundo recorressem a medidas de controlo da liberdade da população. Em Portugal, as principais medidas adotadas foram o confinamento obrigatório, o isolamento profilático e a implementação do teletrabalho na função pública. Um dos setores que sofreu largas modificações em detrimento destas medidas foi o setor da educação, já que, em Abril de 2020, milhares de docentes tiveram de planear e adaptar o seu trabalho aos moldes do ensino a distância de emergência, por forma a garantir que o percurso escolar dos alunos não fosse interrompido durante a fase de confinamento instaurada no país. É neste contexto que surge o âmbito da presente dissertação. O presente trabalho define-se como um estudo exploratório e tem como objetivo geral o de caracterizar o impacto do exercício da docência em teletrabalho na saúde dos docentes de ensino básico portugueses, nos moldes do regime de ensino a distância de emergência implementado em detrimento da pandemia COVID-19, sendo o enfoque específico o do fenómeno da fadiga do "zoom". Para tal, recorreu-se a uma metodologia mista aplicada em duas fases de investigação: primeiramente através da construção e aplicação de um inquérito por questionário online, que continha a Zoom Exhaustion and Fatigue Scale, e em seguida através da realização de entrevistas semiestruturadas e a análise do conteúdo das mesmas sob os pressupostos definidos por Braun e Clarke (2006). Na primeira fase de investigação participaram 94 docentes de ensino básico. Desses 94 docentes, 3 aceitaram participar na segunda fase de investigação. Os dados obtidos na primeira fase de investigação demonstram que o fenómeno da fadiga do zoom teve uma preponderância relevante na amostra, já que as médias das subescalas de Fadiga Geral, Motivacional, Visual, Social e Emocional apresentaram valores superiores ao valor médio da escala (2,5). A análise dos dados obtidos na segunda fase de investigação permitiu a identificação de três grandes temas: fatores potencializadores de fadiga e/exaustão, que inclui subtemas como fatores relacionados com a tecnologia, fatores relacionados com o encarregado de educação, fatores relacionados com o aluno e fatores relacionados com a entidade empregadora; características da atividade docente em teletrabalho, que inclui subtemas como uso dos equipamentos pessoais do docente, digitalização das tarefas e prolongamento da jornada de trabalho; e ainda o impacto do teletrabalho na saúde do docente, que inclui subtemas como sintomas físicos, sintomas psíquicos e sensações experienciadas.
dc.language.isopor
dc.rightsrestrictedAccess
dc.subjectPsicologia
dc.subjectPsychology
dc.title"Zoom fatigue": o impacto do regime de ensino a distância de emergência na saúde dos docentes em teletrabalho
dc.typeDissertação
dc.contributor.uportoFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
dc.identifier.tid202802639
dc.subject.fosCiências sociais::Psicologia
dc.subject.fosSocial sciences::Psychology
thesis.degree.disciplineMestrado Integrado em Psicologia
thesis.degree.grantorFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
thesis.degree.grantorUniversidade do Porto
thesis.degree.level1
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