Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10216/137585
Autor(es): Cátia Sofia Ferreira da Silva
Título: Promoção da fluência de leitura no 3º ano de escolaridade: avaliação dos resultados de um programa
Data de publicação: 2021-11-17
Descrição: O presente estudo integra-se num projeto mais amplo denominado "Desempenho em Leitura após o Contexto de Confinamento" e procura avaliar os resultados da implementação de um programa que visa a promoção da fluência leitura. Foi utilizado um plano de investigação quasi-experimental, o qual contemplou um grupo experimental e um grupo de controlo e dois momentos de avaliação, pré e pós-intervenção. Participaram neste estudo 70 alunos, do 3º ano de escolaridade, de um Agrupamento de Escolas da rede pública de ensino, do norte do país, com idade média de 8 anos de idade. Vinte e nove crianças integraram o grupo de controlo e 41 o grupo experimental. O programa foi implementado por professores de educação especial e profissionais de psicologia. Junto das crianças foi avaliada a descodificação leitora, através da Teste de Leitura de Palavras (TLP) da Bateria de Avaliação da Leitura (BAL), os índices de precisão e fluência de leitura, com recurso ao Teste "O Rei" e quatro componentes da prosódia (expressividade/volume, construção frásica, precisão/suavidade e o ritmo), através da Grelha de avaliação da prosódia adaptada de Rasinski e Padak (2005). A análise dos resultados mostrou que antes da intervenção as crianças dos dois grupos apresentavam níveis similares de fluência de leitura nas variáveis estudadas. No período pós-intervenção as crianças registaram um aumento significativo em todas as variáveis em estudo em ambos os grupos. Os resultados não evidenciando efeitos específicos da intervenção. Estes resultados serão discutidos em função do impacto da implementação do projeto, do efeito da crise pandémica COVID-19 nas aprendizagens e da escolaridade dos pais no desempenho dos alunos.
Assunto: Ciências sociais
Social sciences
Áreas do conhecimento: Ciências sociais
Social sciences
Identificador TID: 202798240
URI: https://hdl.handle.net/10216/137585
Tipo de Documento: Dissertação
Condições de Acesso: restrictedAccess
Aparece nas coleções:FPCEUP - Dissertação

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
513821.1.pdf
  Restricted Access
Parecer Orientador147.95 kBAdobe PDF    Request a copy from the Author(s)
513821.pdfPromoção da fluência de leitura no 3º ano de escolaridade: avaliação dos resultados de um programa989.19 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.