Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/133690
Author(s): Maria da Conceição Veríssimo Leal
Title: O self nos grupos: entropia, oscilações e exploração
Issue Date: 2011-12-16
Description: Esta dissertação, inserida na área da Psicologia das Organizações, procura dar um contributo teórico e prático ao Modelo Integrado de Desenvolvimento Grupal de Miguez & Lourenço (2001), através da recolha de dados teóricos oriundos da Psicologia Clínica, no sentido de compreender e atuar na dinâmica dos indivíduos e dos grupos. Assim, no âmbito dos seis processos intragrupo elencados pelos autores, sugerem-se estratégias de intervenção nos processos psicológicos do self no contexto de cada uma das fases de desenvolvimento dos grupos, de modo a desenvolver a resolução de problemas no sistema do grupo-como-um-todo. A metodologia qualitativa utilizada, assenta numa teoria fundamentada (Strauss, A. & Corbin, J., 2008), fruto duma ação reflexiva produtora de conhecimento e simultaneamente aponta uma prática de intervenção no self dentro do sistema do grupo-como-um-todo. As fontes de exploração apoiam-se na revisão da literatura de dois Modelos contemporâneos da Psicologia Clínica: o Modelo SCT (Systems-Centered Therapy) de Agazarian (2004) e o Modelo TABEIS (Theory of Attachment Based Exploratory Interest Sharing) de Heard, Lake & McCluskey (2009). Estes modelos ancoram-se nas descobertas mais recentes sobre as emoções e os conflitos, tendo em comum o facto de apresentarem métodos e técnicas para diagnosticar e intervir nos comportamentos defensivos do self, no sentido de promover comportamentos de exploração quando o self sente uma ameaça ao seu bem-estar. Os resultados deste trabalho, mostram como estes dois Modelos se complementam e de que modo o Modelo de Miguez & Lourenço (2001) pode beneficiar dos seus contributos, para compreender as dinâmicas de funcionamento do grupo-como-um-todo e os comportamentos predominantes do self em cada uma das fases de desenvolvimento dos grupos e simultaneamente sugere estratégias de intervenção para a resolução de problemas que são acessíveis a líderes, gestores, professores e outros profissionais que desempenhem tarefas de cuidadores.
Subject: Psicologia
Psychology
Scientific areas: Ciências sociais::Psicologia
Social sciences::Psychology
URI: https://hdl.handle.net/10216/133690
Document Type: Dissertação
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

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