Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10216/132318
Autor(es): Carla Daniela Pereira Maia Ferreira
Título: A escola pública portuguesa: as crianças em acolhimento residencial e os caminhos da inclusão
Data de publicação: 2021-01-04
Descrição: As crianças em acolhimento residencial ao abrigo de medidas de promoção e proteção constituem um dos públicos mais vulneráveis ao sucesso educativo na escola pública portuguesa. Assim, e à luz deste fenómeno desenvolvemos uma investigação que procura perceber de que forma a ação pedagógica do professor pode contribuir para a inclusão destas crianças. Entendemos a inclusão como a capacidade de bem receber e integrar cada aluno e aluna tendo como referência as suas características e proporcionando oportunidades para o seu sucesso escolar. A análise do caminho percorrido pela escola pública portuguesa permitiu-nos perceber que apesar de um enorme sucesso ao nível do acesso das crianças, continua por cumprir-se a promessa de mobilidade social que a democracia trouxe. Acreditando na ação da escola e no potencial da ação pedagógica docente analisamos os paradigmas pedagógicos e a forma como estes influenciam os atos de ensinar, de aprender e de avaliar e onde a diferenciação pedagógica possibilita a resposta a uma crescente diversidade que caracteriza hoje as escolas públicas portuguesas. A presente investigação envolveu três agrupamentos de escolas TEIP da Área Metropolitana do Porto e onde se incluem os elementos das direções, os professores titulares e diretores de turma, os assistentes operacionais, os representantes das associações de pais, as crianças em acolhimento residencial e os seus encarregados de educação. Assim, pretendemos perceber os diferentes pontos de vista relativamente aos percursos destas crianças e ao papel da ação dos professores na sua inclusão. Nesta linha, o paradigma que cobre e confere identidade a esta investigação é fenomenológico-interpretativo; o método de investigação selecionado foi o estudo de caso; as técnicas de recolha dos dados foram a análise documental, a entrevista e a observação; e a técnica de tratamento e análise de dados foi a análise de conteúdo. Este estudo espera poder contribuir para a reflexão dos professores sobre a sua ação profissional com crianças em acolhimento residencial, procurando que dela possa resultar a inclusão e o sucesso escolar por via da discriminação positiva da diferença.
Assunto: Ciências da educação
Educational sciences
Áreas do conhecimento: Ciências sociais::Ciências da educação
Social sciences::Educational sciences
Identificador TID: 101552122
URI: https://hdl.handle.net/10216/132318
Tipo de Documento: Tese
Condições de Acesso: restrictedAccess
Aparece nas coleções:FPCEUP - Tese

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