Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10216/131788
Autor(es): | Deyse Gimenes Benício |
Título: | As contribuições da aprendizagem em serviço na formação de estudantes no ensino superior |
Data de publicação: | 2020-12-10 |
Descrição: | A literatura mostra que cada vez mais as estratégias de ensino que tramitam entre os espaços formais e não formais são valiosas para enriquecer o aprendizado dos/as estudantes, são formas eficazes de desenvolver competências e habilidades para a formação profissional. Sabe-se que no cenário global valorizam-se, cada vez mais, experiências advindas do serviço comunitário e ainda aquelas que reforçam o relacionamento interpessoal e cívico. Portanto, esta estratégia de ensino vem acrescentar ao Ensino Superior o desenvolvimento dessas competências. Assim, a investigação foi desenvolvida dentro de uma universidade Europeia, que neste caso foi a própria Universidade do Porto, uma vez que estava a correr um projeto denominado Engage Students que conjugava os objetivos desta investigação. A presente investigação é realizada no campo do Ensino Superior e tem como objetivo identificar os contributos de novas estratégias de ensino que estão em desenvolvimento neste contexto. Em perspectiva está perceber as potencialidades e as dificuldades que a aprendizagem em serviço pode trazer para os/as estudantes do ensino superior, assim como compreender quais são as dinâmicas estabelecidas para o desenvolvimento deste aprendizado na visão dos/as docentes. Para tanto, essa investigação foi constituída por um referencial teórico metodológico de natureza eminentemente qualitativa. O percurso da pesquisa envolveu um grupo de discussão focalizada com estudantes e entrevistas semi-estruturadas com docentes que já tinham experiências em aprendizagem em serviço. O resultado identificado nesses dois grupos de participantes foi especialmente revelador de grandes potencialidades que justificam uma maior sistematização e aprofundamento de outros estudos neste domínio. Do mesmo modo, visibilizou um conjunto de fragilidades existentes que importa ter em consideração para aprimorar e validar estratégias de ensino já em curso ou em desenvolvimento. Mais, este trabalho permite concluir que o Ensino Superior é, indubitavelmente, contexto primordial para emergirem novas reflexões acerca da aprendizagem em serviço e de boas práticas que empreguem desafios enriquecedores a toda comunidade académica. |
Assunto: | Ciências da educação Educational sciences |
Áreas do conhecimento: | Ciências sociais::Ciências da educação Social sciences::Educational sciences |
Identificador TID: | 202629163 |
URI: | https://hdl.handle.net/10216/131788 |
Tipo de Documento: | Dissertação |
Condições de Acesso: | openAccess |
Aparece nas coleções: | FPCEUP - Dissertação |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
438978.pdf | As contribuições da aprendizagem em serviço na formação de estudantes no ensino superior | 2.13 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.