Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10216/131764
Autor(es): | Marta Vanessa Nicola Vales |
Título: | O papel dos profissionais nos processos de ensino à distância: perto dos processos, longe das pessoas |
Data de publicação: | 2020-12-05 |
Descrição: | Num país como Portugal cuja população adulta é ainda maioritariamente caraterizada por uma baixa escolaridade e por baixas qualificações, a definição de uma estratégia de educação e formação dirigida a adultos é absolutamente crucial e deve ser abordada nas suas várias dimensões. Refletir em torno dos progressos, das insuficiências e dos desafios que se colocam às políticas de educação e formação ao longo da vida é refletir a cerca da importância que os profissionais desta área da formação, é o principal objetivo deste trabalho. Esta investigação teve por objetivo perceber o processo de formação do profissional de ensino a distância (e-tutor), além de descrever as ferramentas e métodos que são utilizados para a realização dessa atividade, tais como: questionários e uma entrevista semiestruturada realizados a profissionais da área. Quanto aos métodos de investigação, os mesmos baseiam-se numa metodologia quantitativa e qualitativa, onde a interpretação dos resultados surgiu a partir de uma análise de conteúdos, fundamentais para a construção deste perfil. O meu percurso profissional na área incentivou-me à realização desta investigação e a utilizar metodologias semelhantes para dar resposta à proposta do estudo, uma vez que faz todo sentido "ouvir" os profissionais desta área para conhecermos a cerne dos processos de formação a distância, os seus efeitos e as sugestões que os facilitadores tenham para agregar ao existente, assim parte da estruturação deste trabalho organizou- se numa sequência lógica, considerando referenciais teóricos importantes para uma melhor interpretação dos resultados apresentados. Todas as referências consultadas, citadas ou não, estão presentes na bibliografia da investigação, e há igualmente uma seção com anexos onde se pode encontrar todo o material utilizado para recolha de dados, bem como o questionário aplicado e respectivas respostas. Nos anexos apresento também documentos e decretos de lei importantes para a conceção desta investigação que podem ser consultados na íntegra. |
Assunto: | Ciências da educação Educational sciences |
Áreas do conhecimento: | Ciências sociais::Ciências da educação Social sciences::Educational sciences |
Identificador TID: | 202629155 |
URI: | https://hdl.handle.net/10216/131764 |
Tipo de Documento: | Dissertação |
Condições de Acesso: | restrictedAccess |
Aparece nas coleções: | FPCEUP - Dissertação |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
438942.pdf Restricted Access | Parecer do Orientador | 491 kB | Adobe PDF | Request a copy from the Author(s) |
438942.1.pdf | O papel dos profissionais nos processos de ensino à distância: perto dos processos, longe das pessoas | 6.09 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.