Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10216/131764
Autor(es): Marta Vanessa Nicola Vales
Título: O papel dos profissionais nos processos de ensino à distância: perto dos processos, longe das pessoas
Data de publicação: 2020-12-05
Descrição: Num país como Portugal cuja população adulta é ainda maioritariamente caraterizada por uma baixa escolaridade e por baixas qualificações, a definição de uma estratégia de educação e formação dirigida a adultos é absolutamente crucial e deve ser abordada nas suas várias dimensões. Refletir em torno dos progressos, das insuficiências e dos desafios que se colocam às políticas de educação e formação ao longo da vida é refletir a cerca da importância que os profissionais desta área da formação, é o principal objetivo deste trabalho. Esta investigação teve por objetivo perceber o processo de formação do profissional de ensino a distância (e-tutor), além de descrever as ferramentas e métodos que são utilizados para a realização dessa atividade, tais como: questionários e uma entrevista semiestruturada realizados a profissionais da área. Quanto aos métodos de investigação, os mesmos baseiam-se numa metodologia quantitativa e qualitativa, onde a interpretação dos resultados surgiu a partir de uma análise de conteúdos, fundamentais para a construção deste perfil. O meu percurso profissional na área incentivou-me à realização desta investigação e a utilizar metodologias semelhantes para dar resposta à proposta do estudo, uma vez que faz todo sentido "ouvir" os profissionais desta área para conhecermos a cerne dos processos de formação a distância, os seus efeitos e as sugestões que os facilitadores tenham para agregar ao existente, assim parte da estruturação deste trabalho organizou- se numa sequência lógica, considerando referenciais teóricos importantes para uma melhor interpretação dos resultados apresentados. Todas as referências consultadas, citadas ou não, estão presentes na bibliografia da investigação, e há igualmente uma seção com anexos onde se pode encontrar todo o material utilizado para recolha de dados, bem como o questionário aplicado e respectivas respostas. Nos anexos apresento também documentos e decretos de lei importantes para a conceção desta investigação que podem ser consultados na íntegra.
Assunto: Ciências da educação
Educational sciences
Áreas do conhecimento: Ciências sociais::Ciências da educação
Social sciences::Educational sciences
Identificador TID: 202629155
URI: https://hdl.handle.net/10216/131764
Tipo de Documento: Dissertação
Condições de Acesso: restrictedAccess
Aparece nas coleções:FPCEUP - Dissertação

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
438942.pdf
  Restricted Access
Parecer do Orientador491 kBAdobe PDF    Request a copy from the Author(s)
438942.1.pdfO papel dos profissionais nos processos de ensino à distância: perto dos processos, longe das pessoas6.09 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.