Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/131723
Author(s): Andreia Paula da Costa Valquaresma
Title: Desafios da contemporaneidade: que percursos para a criatividade?: exploração compreensiva do papel desenvolvimental da autoeficácia criativa, da compreensão estética e da escolaridade na criatividade
Issue Date: 2020-12-21
Description: Num mundo agitado e recreado por mudanças sociais profundas, a criatividade tem vindo a afirmar-se como um tema incontornável. Se a esta conjuntura adicionarmos as descontinuidades, perturbações e hesitações sentidas no contexto educativo, compreende-se o quão importante se torna refletir quanto ao modo como criatividade e educação se intersectam, na contemporaneidade. Numa perspetiva assumidamente psicológica, abertamente desenvolvimental e profundamente ecológica, que enfatiza a inexorável relação entre criatividade e educação, procurámos traçar um rota conceptual que permitisse suplantar uma visão meramente técnico-funcionalista e de resolução de problemas, em direção a uma alternativa onde a criatividade encontre as condições - ontológicas e epistemológicas - para poder ser encarada como um constructo multideterminado, multidimensional, desenvolvimental, dinâmico e imerso num sistema complexo. A vertente empírica desta investigação consistiu num estudo de design metodológico misto, cujo objetivo global foi o de compreender a influência de fatores pessoais e contextuais no processo de desenvolvimento da criatividade, explorando o papel desenvolvimental desempenhado pela escola, pela autoeficácia criativa e pela compreensão estética. Organizando-a em torno de três níveis de análise curriculares (currículo enunciado, implementado e adquirido), tentamos compreender o modo como a criatividade era enquadrada nos curricula prescritos para a educação pré-escolar e para o ensino básico (currículo enunciado), o consequente impacto nas práticas educativas (currículo implementado) e nas aprendizagens e desenvolvimento psicológico dos alunos (currículo adquirido). Da análise documental do currículo enunciado parece sobressair uma valorização crescente da criatividade, apesar de persistir a dificuldade em a operacionalizar no contexto da sala de aula. Esta conclusão tende a sair reforçada pelos resultados do grupo de discussão focalizada com educadores e docentes do sistema educativo português - realizado no âmbito do currículo implementado -, onde, apesar de se reconhecer a importância da criatividade para o desenvolvimento dos alunos, se destaca, também, a disparidade na abordagem da criatividade nos níveis de ensino examinados. A análise do currículo adquirido (cuja recolha de dados decorreu numa amostra de 393 crianças e adolescentes que frequentavam a educação pré-escolar e o ensino básico num agrupamento de escolas públicas portuguesas), permitiu evidenciar resultados estatisticamente significativos relativamente à influência da escola no desenvolvimento da criatividade, bem como do NSEC na autoeficácia criativa. Para além disso, parecem apontar para a presença de um efeito de mediação exercido pela criatividade artística entre a autoeficácia criativa e a compreensão estética. Logo, a articulação dos resultados obtidos nos três níveis de análise curricular, aparenta sugerir a existência de um padrão não linear no desenvolvimento da criatividade, que reforça a asserção de que esta se pode considerar como um atributo de auto-organizações psicológicas inscritas num processo de desenvolvimento de qualidade e ritmo variáveis.
Subject: Psicologia
Psychology
Scientific areas: Ciências sociais::Psicologia
Social sciences::Psychology
TID identifier: 101384254
URI: https://hdl.handle.net/10216/131723
Document Type: Tese
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Tese

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