Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/131511
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRita Maria Girbal Paulo Rodrigues
dc.date.accessioned2022-09-10T12:16:53Z-
dc.date.available2022-09-10T12:16:53Z-
dc.date.issued2020-12-15
dc.date.submitted2021-01-12
dc.identifier.othersigarra:436797
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10216/131511-
dc.descriptionA presente dissertação parte de uma encomenda de uma escola surgida durante uma experiência pessoal: uma viagem ocorrida em junho de 2019 com o objetivo de ajudar as vítimas do ciclone Idai. Tem como objetivo a investigação subjacente a um pedido para a elaboração de um projeto de uma escola e uma residência em Moçambique. A investigação basear-se-á em princípios considerados fundamentais na compreensão mais elementar do significado da arquitetura, no que concerne à sua vertente ambiental, da especificidade do propósito e finalidade, e através de reflexões baseadas em bibliografia especializada, orientada para uma realidade que, como se poderá conferir, apresenta fortes limitações. Ao entender o clima e as suas condicionantes, ao investigar estratégias na área da educação vantajosas ao desenvolvimento das crianças, ao relacionar a construção com o corpo humano e os sentidos, pretende-se que os espaços contribuam para apoiar comunidades que vivem num contexto de grande precariedade. Deseja-se também que esta dissertação seja o início de um diálogo entre as diferentes partes, o arquiteto e as pessoas. Realçando a importância da memória e da cultura intrínseca às comunidades africanas da região, transportando para a proposta as estratégias vernaculares, materiais locais e mão-de obra não especializada para a concretização da ideia que agora será lançada. Os equipamentos que serão propostos, orientam-se no sentido de promover um ambiente que abra a oportunidade a várias crianças de receberem educação, fator crucial no desenvolvimento, melhoria das condições de vida e consequente prosperidade.
dc.description.abstractThe following thesis comes from the request of a school that rose during a personal experience: a journey that took place in June 2019 aiming to help the victims of the Idai cyclone. It is intended to do an investigation underlying an appeal for the elaboration of a project for a school and residence in Mozambique. The investigation will be based in principals considered fundamental in the more elementary understanding of the meaning of architecture, with regard to its environmental aspect, in the specificity of intention and purpose, through reflections based in specialized bibliography, guided to a reality that, as it will be discerned, presents strong limitations. Understanding the climate and its constraints, investigating strategies in the field of education that are beneficial to the development of children, relating construction to the human body and its senses, it is intended that the spaces contribute to supporting communities that live in a context of great precariousness. It is also desired for this dissertation to be the beginning of a dialogue between the different parts, the architect and the people. Emphasizing the importance of memory and the intrinsic culture to the African communities of the region, bringing vernacular strategies to the proposal, local materials and unskilled labor to the concretization of the ideia that will be launched. The equipments proposed, are oriented towards promoting an environment that opens the opportunity for multiple children to receive education, a crucial factor in development, improvement of living conditions and consequent prosperity.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectArtes
dc.subjectArts
dc.titleExperiência, Circunstância, Projeto. Uma escola em Moçambique
dc.typeDissertação
dc.contributor.uportoFaculdade de Arquitectura
dc.identifier.tid202632032
dc.subject.fosHumanidades::Artes
dc.subject.fosHumanities::Arts
thesis.degree.disciplineMestrado Integrado em Arquitetura
thesis.degree.grantorFaculdade de Arquitectura
thesis.degree.grantorUniversidade do Porto
thesis.degree.level1
Appears in Collections:FAUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
436797.pdfExperiência, Circunstância, Projeto. Uma Escola em Moçambique71.67 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.