Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10216/131220
Autor(es): Juliana Patrícia Fernandes Taveira
Título: Ensino, escolho-te a ti: a menina que afinal queria ser professora de Educação Física
Data de publicação: 2020-11-26
Resumo: This document was elaborated on the purpose of the school placement which is part of the Master Degree in Teaching of Physical Education in elementary and secondary education of Faculty of Sport, University of Porto. The author, after some sports experiences during her years of mandatory school, chose Sports to be her profession, to be deeply linked to it for life. Then, on her last year of the Graduation on Sports Sciences, realized that she had a special affection for teaching and decided to chase it. The school placement took place in a school with basic education and high school, in Vila Nova de Gaia. The preservice teacher was part of a practicum group, with two other preservice teachers and a cooperating teacher, counting on the link to the faculty established by the faculty supervisor. The report considers the year of school placement, lived in this context, that provided a wide range of experiences. There were many doubts about planning, operating and evaluating, many dialogues regarding difficulties and understandings, as well as creativity, initiative and the importance of sharing. In the process of professional development the challenges and achievements regarding the performance on the teaching-learning process were decisive, as well observation and participating and making non academic activities. Also the plain everyday life in the community, where is encased an unmatched treasure, with debates among colleagues, interaction with students, chores, conviviality with the community in general were crucial to the construction of the professional identity of the preservice teacher. It took place a study that, in a distance learning reality, treated the retaining of knowledge of the students about "how to do" and about the regulatory rules of the sports. This way, the present report illustrates the journey lived by a preservice teacher, which found out teaching and fell in love with the profession.
Descrição: O presente documento foi elaborado no âmbito do Estágio Profissional, que é parte integrante do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. A autora, após algumas experiências desportivas durante os anos de ensino obrigatório, escolheu o Desporto para se formar, para a ele ficar ligada de forma profunda para a vida. Depois, já no último ano da Licenciatura em Ciências do Desporto, percebeu que tinha um gosto especial por ensinar e decidiu ir atrás dele. O Estágio Profissional foi realizado numa escola básica e secundária, em Vila Nova de Gaia. A estudante estagiária esteve inserida num núcleo de estágio, composto por outros dois estudantes estagiários e pela professora cooperante, contando com a ligação à faculdade estabelecida pela professora orientadora. O relato trata o ano de estágio, vivido neste contexto, que proporcionou um vasto conjunto de experiências. Existiram muitas dúvidas sobre como planear, atuar e avaliar, muitos diálogos sobre as dificuldades e entendimentos, bem como sobre a criatividade, a iniciativa e a importância da partilha. No processo de desenvolvimento foram determinantes os desafios e as conquistas ao nível da atuação no processo de ensino-aprendizagem, bem como a observação e a participação e realização de atividades não letivas. Também o simples dia-a-dia na comunidade escolar, onde se encerra uma riqueza sem igual, com debates entre colegas, interação com os alunos, afazeres e convívio com a comunidade em geral foram cruciais para a construção da identidade profissional da estudante estagiária. Realizou-se um estudo que, numa realidade de ensino à distância, tratou a retenção dos conhecimentos por parte dos alunos sobre "como fazer" e sobre quais as regras regulamentares das modalidades. Assim, o presente relatório ilustra a viagem vivenciada por uma estudante estagiária que descobriu o ensino e se apaixonou pela profissão.
Assunto: Ciências da educação
Educational sciences
Áreas do conhecimento: Ciências sociais::Ciências da educação
Social sciences::Educational sciences
Identificador TID: 202641376
URI: https://hdl.handle.net/10216/131220
Tipo de Documento: Relatório de Estágio
Condições de Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:FADEUP - Relatório de Estágio

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
434366.pdfEnsino, escolho-te a ti: a menina que afinal queria ser professora de Educação Física3.1 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.