Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10216/131095
Autor(es): Débora Lomba Neto
Título: Confirmação de uma Vocação de vida: Ser Professora de Educação Física
Data de publicação: 2020-11-19
Resumo: This report marks the end of the school placement, the last step in the academic training of teachers. In this we have the opportunity and conditions to experience the profession and according to Batista e Queirós (2013) with this it is intended that the EE make use of the knowledge acquired in the initial training, applying it to practical situations. The preparation of this report allows an analysis and reflection around my pedagogical action and everything that it involves, playing a major role in the construction of my teaching identity. This document intends to narrate my experience as a preservice teacher throughout the academic year, the challenges, frustrations, achievements and learning. It reports my performance and my evolution in an unknown world. In general, the EP, despite having ended abruptly, with regard to face-to-face interaction, went better than what I envisioned. I developed a very positive relationship with fellow teachers and with my students. Despite being a class that apparently had a lot of conflicts in other subjects, in my classes I didn't have any problem of indiscipline or lack of motivation, the students were always very collaborative. After all the experiences and learning in my training, I know that I am a teacher who supports constructivist theories, so I tried to make my practice show that. Giving students tools to be an active part of their teaching-learning process and making them the centre of the process. This document is divided into several chapters starting with the Introduction. In the course of the work, the Personal and Institutional Contextualization, Organization and Management of Teaching-Learning and the Participation in the school and relationship with the community arise. At the end we have the Conclusion and Future Perspectives. In addition to the aforementioned chapters, there is also the Professional Development chapter which aims to verify the Evolution of Content Development and its relationship with the typology of instructional tasks during a Volleyball unit.
Descrição: O presente relatório marca o término do EP, último patamar na formação académica do docente. Neste temos a oportunidade e condições de vivenciar a profissão e segundo Batista e Queirós (2013) com este pretende-se que o EE recorra aos conhecimentos adquiridos na formação inicial, aplicando-os às situações da prática. A elaboração deste permite uma análise e reflexão em torno da minha ação pedagógica e de tudo que esta envolve, detendo um papel preponderante na construção da minha identidade docente. Este documento narra a minha experiência enquanto professoraestagiária ao longo do ano letivo, os desafios, frustrações, conquistas e aprendizagens. Relata a minha atuação e a minha evolução num mundo até à data desconhecido. Numa visão geral o EP apesar de ter terminado abruptamente, no que diz respeito à interação presencial, correu melhor do que aquilo que eu perspetivava. Desenvolvi uma relação bastante positiva com os colegas docentes e com os meus alunos. Apesar de ser uma turma que aparentemente, nas outras disciplinas apresentava bastantes conflitos, nas minhas aulas não tive qualquer problema de indisciplina ou de falta de motivação, os alunos mostraram-se sempre muito colaborativos. Após todas as vivências e aprendizagem na minha formação, sei que sou uma docente que apoia as teorias construtivistas, portanto procurei que a minha prática mostrasse isso. Dando aos alunos ferramentas para serem parte ativa no seu processo ensino-aprendizagem e centrado o mesmo neles. Este documento encontra-se repartido em diversos capítulos tendo como ponto de partida a Introdução. No desenrolar do trabalho surgem a Contextualização Pessoal e Institucional, Organização e Gestão do Ensino- Aprendizagem e a Participação na escola e relação com a comunidade. No final temos a Conclusão e Perspetivas Futuras. Surge ainda o Desenvolvimento Profissional que pretende verificar Evolução do Desenvolvimento de Conteúdo e ligação com a tipologia de tarefas de instrução no decorrer de uma unidade de Voleibol.
Assunto: Ciências da educação
Educational sciences
Áreas do conhecimento: Ciências sociais::Ciências da educação
Social sciences::Educational sciences
Identificador TID: 202638154
URI: https://hdl.handle.net/10216/131095
Tipo de Documento: Relatório de Estágio
Condições de Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:FADEUP - Relatório de Estágio

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
434082.pdfConfirmação de uma Vocação de vida: Ser Professora de Educação Física739.76 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.