Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/130936
Author(s): Francisco Barbosa Pereira
Title: O Estágio Profissional como Lugar Importante e Específico na Construção da Profissão de Professor
Issue Date: 2020-12-09
Abstract: This report was realized as part of the Professional Internship, a curricular unit inserted in the second year, namely third and fourth semesters, of the study plan in the 2º Ciclo de Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário at the Faculdade de Desporto da Universidade do Porto in the academic year 2019/2020. With the objective of reflecting on the activities developed during a year as a student from Timor-Leste, this report also addresses the context of educational policy and the functioning of the education system and Physical Education at school in Timor-Leste, always analyzing during the Internship in Portugal the two different educational realities. The Professional Internship is a privileged place for Student Trainees in which each student is responsible for the functions as a teacher in initiation at school, while simultaneously learning and teaching. In performing tasks as a beginning teacher when assuming this responsibility, faces several difficulties that go through feelings that involve multiple dimensions such as thinking, doing, feeling, sharing and deciding, signaling a shock with reality. To overcome the difficult moments in school, it is necessary to learning with cooperator and advisor teachers, and learn with experienced professionals. However, the internship nucleus, consists of a cooperator, advisor and trainee students (EE's-Estudante Estagiarios), is an indispensable space for reflecting and sharing experiences and difficulties and finding answers. Therefore, teacher training is very important in skills development to acquire specific skills and professionalism in profession. However, to be a teacher it is necessary to have adequate training to improve the quality of teaching, to be an innovative, productive, creative teacher and always updating knowledge as it is a requirement of the profession.
Description: O presente relatório foi realizado no âmbito do Estágio Profissional, unidade curricular inserida no segundo ano, nomeadamente terceiro e quarto semestres, do plano de estudos no 2º Ciclo de Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto no ano letivo de 2019/2020. Tendo como objetivo a reflexão sobre as atividades desenvolvidas durante o ano letivo por um estudante estagiário de Timor-Leste, este relatório também aborda o contexto da política educativa e o funcionamento do sistema de educação e a Educação Física na escola em Timor-Leste, sempre analisando ao longo do Estágio em Portugal as duas realidades educativas diferentes. O Estágio Profissional é um lugar privilegiado para os Estudantes Estagiários na qual cada estudante se responsabiliza pelas funções como professor em iniciação na escola, estando simultaneamente a aprender e a ensinar. Na realização das tarefas como professor iniciante ao assumir esta responsabilidade, enfrenta diversas dificuldades que passam por sentimentos que envolvem múltiplas dimensões como o pensar, o fazer, o sentir, o partilhar e o decidir, assinalando-se um choque com a realidade. Para superar os momentos difíceis na escola, é necessário aproveitar ao máximo para aprender com professores orientador e cooperante, profissionais mais experientes. Entretanto, o núcleo de estágio, constituído por cooperante, orientador e os EE's, é um espaço indispensável para refletir e partilhar as experiências e as dificuldades e encontrar respostas. Portanto, a formação do professor é fulcral no desenvolvimento de competências próprias e especificas para adquirir habilidades especiais e o profissionalismo no seu ofício. Entretanto, para ser professor é necessária uma formação adequada para melhorar a qualidade do ensino, ser um professor inovador, produtivo, criativo e sempre a atualizar o conhecimento dado ser uma exigência da profissão.
Subject: Ciências da educação
Educational sciences
Scientific areas: Ciências sociais::Ciências da educação
Social sciences::Educational sciences
TID identifier: 202638421
URI: https://hdl.handle.net/10216/130936
Document Type: Relatório de Estágio
Rights: openAccess
Appears in Collections:FADEUP - Relatório de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
433720.pdfO Estágio Profissional como Lugar Importante e Específico na Construção da Profissão de Professor1.97 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.