Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10216/130811
Autor(es): Beatriz Hortelão Pinto
Título: O caminho da descoberta pelo mundo do ensino
Data de publicação: 2020-10-22
Resumo: The professional internship represents the end of all academic training, where the student is finally confronted with the whole reality inherent to teaching. It is in this academic year that the student puts into practice all the knowledge acquired over the years, defining his own '' me''. It is in this year, through the experiences and challenges the trainee faces, he defines the type of teacher he wants to be and which teaching models and strategies he most identifies with. This document aims to report the experience of a student trainee, in her year of supervised practice, where she was responsible for a classroom and all the decisions related to planning and conducting their lessons, as well as their performance evaluation. This report is organized into 4 chapters. The first chapter concerns the '' introduction '' where what is going to be mentioned throughout the document is exposed; the second chapter '' Biographical Framework: how it all started '', makes a brief presentation about the student as a student and sportswoman, as well as the initial expectations for this year of professional practice; the third chapter concerns the '' Institutional Framework '' where is reported the professional internship at the institutional, legal and functional levels, as well as the presentation of the participants in the internship, which includes colleagues, cooperating teacher and supervising teacher. The fourth and final chapter is '' Operational Framework '' which is divided into 3 areas of performance of the student trainee and includes sub-themes such as teaching preparation, completion and assement teaching evaluation and description of the various school activities experienced. In area 3 there is a research study on '' emotional intelligence''. This document reflects my final experience as a student, where I was able to learn, gain experience and be prepared for the world of teaching.
Descrição: O estágio profissional representa o término de toda a formação académica, onde o estudante é finalmente confrontado com toda a realidade inerente à docência. É neste ano letivo que o estudante coloca em prático todos os conhecimentos adquiridos ao longo dos anos de ensino, formando assim o seu próprio ''eu''. É este ano que o estagiário forma as suas conceções e define o tipo de professor que é e quais os modelos e estratégias de ensino com que mais se identifica através das experiências e desafios com que se depara. Este documento tem como objetivo relatar a experiência vivida por uma estudante estagiária no seu ano de prática supervisionada, onde esteve responsável por uma turma e todas as decisões relativas a planeamento, realização e avaliação do ensino. Este relatório está organizado em 4 capítulos. O primeiro diz respeito à ''introdução'' onde é exposto o que irá ser referido ao longo do documento; o segundo, ''Enquadramento Biográfico: como tudo começou'', faz uma breve apresentação sobre a estudante enquanto estudante e desportista, assim como as expectativas iniciais para este ano de prática profissional; o terceiro enquadramento diz respeito ao ''Enquadramento Institucional'' onde é relatado o estágio profissional a nível institucional, legal e funcional e ainda a apresentação do núcleo de estágio constituído pelos colegas, professora cooperante e professora orientadora. O quarto e último capítulo é ''Enquadramento Operacional'' que está dividido em 3 áreas de desempenho da estudante estagiária e inclui subtemas como conceções, realização, avaliação do ensino e a descrição das diversas atividades escolares vivenciadas. Na área 3 consta o estudo de investigação sobre ''inteligência emocional''. Este documento reflete a minha última viagem enquanto estudante, onde criei asas para o mundo da docência.
Assunto: Ciências da educação
Educational sciences
Áreas do conhecimento: Ciências sociais::Ciências da educação
Social sciences::Educational sciences
Identificador TID: 202637344
URI: https://hdl.handle.net/10216/130811
Tipo de Documento: Relatório de Estágio
Condições de Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:FADEUP - Relatório de Estágio

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
433335.pdfO caminho da descoberta pelo mundo do ensino947.11 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.