Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/130727
Author(s): Jaqueline Ribeiro da Costa
Title: O papel do mediador artístico no aprendizado da arte de olhar
Issue Date: 2020-12-02
Description: O presente trabalho aborda a relação entre o mediador artístico e o aprendizado da arte de olhar, da interpretação e da compreensão da arte enquanto ampliadores do desenvolvimento infantil. Para tal, a pesquisa passa por um trabalho de conceituação e contextualização de arte, percorre a trajetória da educação artística, com foco principal em sua história na educação brasileira, e se debruça sobre o entendimento da função do mediador artístico, relacionando, por fim, sua função com o desenvolvimento da capacidade de entender e interpretar a arte, e com o impacto dessa habilidade sobre o desenvolvimento cognitivo e afetivo da criança. A metodologia do trabalho se divide na revisão bibliográfica, somada ao trabalho de campo no qual foram realizadas entrevistas e elaborados diários de observação nos seis meses em que a pesquisadora frequentou as aulas de arte no Parque do Rio para a confecção desta pesquisa. Constatou-se que os achados de campo validaram as proposições teóricas, entendendo que, embora o papel do mediador seja o de apontar caminhos, meios e soluções no contato com a arte, e que isso se resuma, de certa forma, à mera instrumentalização, uma vez que o contexto da criança é um fator inexoravelmente contribuinte para sua capacidade de enxergar a arte, existe no entanto uma ampliação dos conhecimentos e das interpretações vinda do mediador artístico.
Subject: Ciências da educação
Educational sciences
Scientific areas: Ciências sociais::Ciências da educação
Social sciences::Educational sciences
TID identifier: 202557065
URI: https://hdl.handle.net/10216/130727
Document Type: Dissertação
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
432853.pdfO papel do mediador artístico no aprendizado da arte de olhar3.62 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.